Coperlidere
RR MÍDIA 3
fim do uso

Minas Gerais recomenda fim do uso de máscaras em locais fechados a partir de 1º de maio

Orientação é do governo do Estado, mas decisão parte de cada município

01/04/2022 12h49
Por: Redação

Por Itasat

A Secretaria de Estado de Saúde espera recomendar que o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 não seja mais obrigatório em locais fechados em Minas Gerais a partir do dia 1º de maio. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (1/4), pelo secretário Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa. Em 12 de março, a pasta já havia sugerido que o uso de máscara fosse opcional em locais abertos. No entanto, em ambientes fechados, como no transporte público e em salas de aula, o item ainda era exigido.

"Já temos muitos municípios aptos que a gente recomenda que não seja obrigatório uso de máscara em local fechado", disse o secretário. Até o momento, 151 municípios mineiros já vacinaram 80% da população com 5 anos ou mais com as duas doses da vacina e pelo menos 70% da população com 18 anos ou mais. Outras 166 cidades estão próximas de atingir 70% para a liberação do item de proteção em espaços fechados. 

"Se tudo der certo, e vai dar, no dia 1º de maio qualquer município poderá, por decisão municipal, desobrigar a máscara em ambientes fechados", completou.

Vale ressaltar que acatar ou não a recomendação do governo de Minas Gerais depende de cada cidade.

Em BH, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que "no momento, a utilização da máscara continua obrigatória em ambientes fechados, inclusive em festas em geral, escolas, academias, coletivos e outros transportes públicos, prédios, comércios, shows, cinemas, teatros e outras casas de espetáculos, além de eventos corporativos."