Por Itasat
Um surto de salmonela provocou a intoxicação de 57 pessoas, incluindo 40 crianças com até cinco anos, em ovos do Kinder Ovo nos últimos dias, no Reino Unido. Por conta do problema sanitário, a Ferrero deu início ao processo de recall do lote de produção.
De acordo com a Food Standards Agency (FSA), agência reguladora do Reino Unido, os ovos contaminados possuem validade de 11 de julho até o dia 7 de outubro. Os produtos foram fabricados no mesmo local, e a orientação é não comer os ovos de chocolate do lote indicado.
Por meio de um comunicado, a FSA informou que a atenção da população deve ser redobrada, ainda mais com a contaminação de crianças, que recebem presentes na Páscoa. No Brasil, a data será celebrada no próximo dia 17 de abril.
Investigações
A descoberta do surto de salmonela foi realizada após investigações da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA), que correlacionou a intoxicação das pessoas ao lote da Ferrero. A empresa decidiu, então, pelo recall dos produtos.
As causas do surto estão sendo investigadas pelas autoridades locais.
As pessoas que foram intoxicadas pela salmonela apresentam náuseas, vômitos e febre.
Segurança
Conforme um dos diretores da UKHSA, Lesley Larkin, a salmonela pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Por isso, é muito importante que elas lavem as mãos após usar o banheiro e evitem tocar em alimentos.