Por Itasat
Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, que sofre bombardeios por tropas russas há um mês, pode perder em breve o zoológico mais antigo do País. Pior: o dono do Feldman Ecopark, Oleksandr Feldman, anunciou em vídeo que deve sacrificar os 6.810 animais que vivem no recinto.
Os ataques aéreos destruíram gaiolas, viveiros e diversas estruturas do parque, comprometendo o fornecimento de comida e medicamentos, por exemplo.
Animais de grande porte sobreviveram, como ursos, leões e tigres, mas o empresário não tem para onde levá-los nem mantê-los no Ecopark, afirmou Feldman ao Nexta, serviço de notícias local.
Como não há como retirar os animais de Kharkiv, "as opções são matá-los, mantê-los dopados ou movê-los. O parque foi completamente destruído", aponta o empresário.
O Feldman Ecopark recebia, em média, cerca de 1,5 milhão de visitantes de 24 países. O zoo também contava com programas de terapia para crianças com deficiência e reabilitação, e desenvolvia pesquisas científicas e educacionais, conforme o site oficial.