Por Itasat
Pelo terceiro ano seguido na Série B, o Cruzeiro quer evitar mais uma decepção para a torcida e buscar o acesso à Elite do Campeonato Brasileiro. A estreia será nesta sexta-feira, às 21h30, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova.
Ao contrário dos últimos anos, a equipe celeste conta com uma organização maior fora de campo e mantém os salários em dia – atrasos constantes dos vencimentos atrapalharam o time na luta pela volta à Série A em 2020 e 2021.
Além da bom momento nos bastidores, a Raposa está bem dentro das quatro linhas com o time dirigido pelo técnico Paulo Pezzolano.
Para atingir o principal objetivo da temporada, o Cruzeiro quer estrear com o pé direito. A Raposa vem de uma boa campanha em 2022 – chegou à final do Campeonato Mineiro e passou fácil pelas duas primeiras fases da Copa do Brasil – e agora quer dar sequência à boa fase na Série B.
Será a primeira vez que Cruzeiro e Bahia se enfrentarão pela Série B. Nos dois últimos anos que a Raposa esteve na Segunda Divisão, a equipe tricolor disputava a Elite. Na história dos confrontos, o time celeste leva a melhor: são 64 partidas, com 33 vitórias dos mineiros, 16 empates e 15 triunfos dos baianos.
No duelo desta sexta-feira, Paulo Pezzolano não contará com o meio-campista João Paulo, que ficou em Belo Horizonte fazendo trabalhos de fortalecimento muscular.
Outros atletas que não viajaram para Salvador são o zagueiro Mateus Silva, além do meia Giovanni (emprestado ao Sport) e do atacante Bruno José (emprestado ao Guarani).
Vinda de eliminações precoces no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste, o Bahia não atua há 20 dias. A última partida foi em 19 de março, na vitória por 3 a 1 sobre o Sergipe. Apesar do triunfo, o Tricolor não obteve uma das quatro vagas no Grupo B da competição interestadual.
Para o jogo contra o Cruzeiro, Guto Ferreira terá à disposição quatro reforços contratados recentemente: o goleiro César, o zagueiro Didi e os atacantes Vitor Jacaré e Matheus Davó. Por outro lado, o goleiro Mateus Claus e o meia Mugni são baixas.
BAHIA x CRUZEIRO
Bahia: César; Douglas Borel, Luiz Otávio, Ignácio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Miqueias, Daniel, Raí Nascimento e Marco Antônio; Rodallega. Técnico: Guto Ferreira
Cruzeiro: Rafael Cabral; Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e Pedro Castro; Waguininho (Vitor Leque), Vitor Roque e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano
Motivo: 1ª rodada - Série B do Campeonato Brasileiro
Data: sexta-feira, 8 de abril de 2022
Horário: 21h30
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Éder Alexandre (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)