Coperlidere
RR MÍDIA 3
Saúde

Santa Casa de BH retoma agendamento para cirurgias eletivas

Com a redução dos casos de COVID, unidade de saúde redireciona leitos para o atendimento de cirurgias eletivas

11/04/2022 11h04
Por: Redação

Por Itasat

A Santa Casa BH retoma o agendamento para realização das cirurgias eletivas, - aquelas sem caráter emergencial -, que precisaram ser reduzidas durante a pandemia. A informação foi confirmada pela reportagem da Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (11/4). 

"Durante a pandemia, a Santa Casa aumentou o número de leitos de enfermaria e de terapia intensiva. Com a redução dos casos de COVID, nós estamos redirecionando esses leitos pra atender tanto a demanda usual da instituição, quanto novas demandas. Um dos focos da instituição nesse momento agora é participar dos projetos em nível municipal e estadual  para atender as cirurgias eletivas que ficaram represadas durante a pandemia", explicou o diretor de assistência à saúde Santa Casa BH, Cláudio Dornas de Oliveira. 

Em fevereiro, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) orientou a redução imediata dos procedimentos cirúrgicos eletivos em todos os estabelecimentos de saúde contratados pelo SUS na capital mineira.

Naquela época, cerca de 28 mil pessoas aguardam na fila para procedimentos eletivos.

Cirurgias ortopédicas, otorrinolaringológicas e geral são as mais procuradas pelos pacientes. "Temos de todos os tipos. As secretarias municipal e estadual já estão passando pra gente essas listas e nós já estamos preparando esse caminho pra trabalhar em conjunto. É importante dizer que nós já estamos com números de atendimentos cirúrgicos já maiores do que antes da pandemia." 

Vale destacar que, hoje, 30 pacientes com COVID estão internados na UTI e na enfermaria da unidade de saúde. Santa Casa BH promove mais de 2,5 milhões atendimentos por ano entre exames, internações, cirurgias e consultas.