RR MÍDIA 3
Una total
RR 2023 02
Saae
protesto

Alunos da PUC Minas fazem protesto contra abordagem de segurança a rapaz negro; veja vídeo

Caso ocorreu na manhã dessa segunda. Estudantes fizeram manifestação

12/04/2022 10h44
Por: Redação

Por Itasat

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) realizaram, na noite dessa segunda-feira (11/04), uma manifestação contra a abordagem de seguranças contra um jovem  de 21 anos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os homens segurando o homem negro contra o chão. 

“Existem hipóteses de que o jovem teria furtado no interior da universidade e por isso recebeu tal punição, no entanto, a segurança da PUC não tem autorização para agredir fisicamente um cidadão, e de forma tão desproporcional”, afirma a nota divulgada pela Entidade de representação máxima dos estudantes de Minas Gerais. 

Estudantes apontam que a  situação ocorrida lembrou o fatídico evento envolvendo George Floyd, assassinado nos EUA, por uma abordagem policial. 

“Nosso papel é exigir que a PUC Minas tenha um posicionamento diante desse fato e que se comprometa com um treinamento mais humanizado para a guarda, o ocorrido de hoje denuncia um sistema totalmente higienista e agressivo por parte da segurança’’, afirmou a nota. 

Em nota enviada na manhã desta terça (12/4), a universidade informou que  os funcionários do Setor de Operações e Segurança “detiveram um homem que, de modo reincidente, vem furtando e danificando materiais e equipamentos de segurança contra incêndio na Universidade.”

Segundo a PUC, essa  foi a quarta vez que tal situação aconteceu. “Na manhã de ontem, ao ser surpreendido novamente pelos seguranças, armado com uma faca, o homem reagiu e atacou os funcionários”, disse. 

Segundo a universidade, ‘’como orienta a própria Polícia Militar nesses casos, ele foi imobilizado até a chegada dos policiais’’.  A corporação foi acionada.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, os policiais foram chamados por volta das 9h de ontem. A equipe de segurança contou que recebeu um alerta para a entrada do jovem. Entre o prédio 10 e 46, os homens tentaram contê-lo. Foi quando, segundo a PM, ele fugiu. Seguranças correram para alcançá-lo e, quando o encontraram, ele resistiu. 

Ainda segundo o relato à PM, o jovem reagiu com socos e chutes e, por isso, foi necessário o uso da força para imobilizá-lo até a chegada da corporação. Conira: https://twitter.com/i/status/1513691310741467137

Foram apreendidos: um estilete,  quatro encaixes de mangueira para hidrante e um bico de mangueira. Segundo o registro policial, o jovem confessou que furtou os objetos para vender em um ferro-velho no Centro de BH. 

A universidade ainda considerou que tratava-se de uma ‘’situação de risco para os funcionários e todos as pessoas no local, haja vista que os furtos acontecem dentro dos prédios.’’ 

Por meio da nota, a universidade ainda lamentou o ocorrido, mas informou que “cabe à universidade zelar pela proteção de seus equipamentos de prevenção e, em especial, pela segurança da comunidade universitária.”