Por Itasat
Conhecido e elogiado por discursos em defesa do respeito, paz e empatia, o Papa Francisco foi um pouco mais específico em pronunciamento na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (27). Durante a audiência semanal, o pontífice pediu que os fiéis deixem de lado o estigma sobre as sogras, mas fez um alerta: "Cuidado com a língua, porque ela é um dos pecados mais terríveis das sogras".
Francisco discursava sobre preconceitos em torno da velhice, e abordou os laços familiares entre as sogras e noras ou genros. Ele pediu que as pessoas deixem de lado a ideia do afastamento da sogra, e afirmou que uma das coisas mais belas na vida dos avós é ver o crescimento dos netos.
"Pensamos sempre na sogra como uma figura má, mas a sogra é a mãe do teu marido, da tua esposa. Que o senhor nos ajude a crescer em harmonia nas famílias, aquela harmonia construtiva que vai dos idosos aos mais jovens, aquela ponte positiva que devemos preservar", afirmou.
Essa não é a primeira vez que o pontífice fala das sogras. Em 2015, durante turnê pelos Estados Unidos, Francisco disse que "as famílias brigam, e às vezes, pratos podem voar. Crianças dão dores de cabeça. Não vou falar das sogras".
Um ano antes, ele fez comentário parecido, mas em Roma. "Todos sabemos que a família perfeita não existe. O marido perfeito não existe, a esposa perfeita também não. Não vamos nem falar sobre sogras perfeitas", disse à época, como citado pelo jornal Times of Israel.
Francisco tem 85 anos, e se tornou papa da Igreja Católica em 2013, sucedendo Bento XVI, que renunciou ao papado no mesmo ano.