Por Itasat
A capital ucraniana, Kiev, foi alvo de ataques na noite desta quinta-feira (28), em plena visita do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e pela primeira vez desde meados de abril, constataram jornalistas da AFP.
Correspondentes da AFP viram um andar de um prédio em chamas, janelas quebradas, uma forte presença policial e equipes de resgate.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, confirmou no Telegram "dois ataques" em um dos bairros da capital e afirmou que o ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivskyi, "atingindo os andares inferiores de um edifício residencial. Socorristas e médicos estão trabalhando no local. Eles inspecionam as casas próximas e tiram as pessoas. Até agora, três vítimas foram hospitalizadas".
O ataque com mísseis russos esta noite em Kiev "me chocou. Não porque eu estivesse aqui, mas porque Kiev é uma cidade sagrada tanto para ucranianos quanto para russos", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, citado pela mídia portuguesa.
Logo depois ao ataque, o sistema de defesa antiaéreo da Ucrânia derrubou três mísseis russos sobre a região de Odessa. A informação foi divulgada no Telegram pelo chefe da administração regional, Maksym Marcenko. Rastros de fumaça ainda podem ser vistos no céu sobre a cidade.