Por Itasat
Há 28 anos, o mundo se despedia de um dos maiores nomes do esporte mundial: Ayrton Senna. O tricampeão da Fórmula 1 morreu em 1º de maio de 1994, após um acidente grave no GP de San Marino, em Ímola, na Itália. Apesar do tempo, o legado de Senna segue vivo no automobilismo e no imaginário brasileiro, marcando este domingo (1º), com homenagens emocionantes.
Rio de Janeiro e São Paulo comandam as homenagens ao piloto no Brasil. Na noite deste domingo, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores do capacete do tricampeão. Já em território paulista, Senna também foi homenageado antes do jogo de seu time do coração, o Corinthians, que disputa contra o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro.
O perfil oficial da Fórmula 1 e as principais equipes para da carreira do automobilista publicaram uma série de homenagens, destacando a importância do brasileiro para o esporte. "Um talento único, idolatrado por milhões. Para sempre lembrado', diz a publicação da F1, acompanhada pela hashtag #SennaSempre. A Williams, que Senna defendia durante o acidente em Ímola, também homenageou o piloto com a frase "Relembrando Ayrton".
Equipe que Senna defendeu por mais temporadas e pela qual conquistou seus três campeonatos (1988, 1990 e 1991), a McLaren não deixou a data passar em branco. "Ayrton foi um dos pilotos mais talentosos que já agraciou a Fórmula 1. Seu domínio na pista era incomparável e beirava o absolutamente sobrenatural", publicou a equipe, que postou uma série de imagens relembrando o talento do brasileiro.
A Scuderia Ferrari também participou das homenagens à Senna. Apesar de nunca ter defendido a equipe italiana, o piloto dizia que este era um de seus sonhos no esporte. "Um dos nossos maiores competidores, que admirávamos muito", compartilhou a montadora, que também mensagens dos pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz, destacando o papel de Ayrton como herói especial para a categoria.
Fora do esporte, Ayrton Senna também foi relembrado por Adriane Galisteu, com quem namorou por um ano e meio. "Para sempre", escreveu a apresentadora.
Através da página oficial de Senna nas redes sociais, 28 relíquias escolhidas pela família serão exibidas de forma inédita entre esta segunda-feira e sábado. "Trazer esse conteúdo nas redes sociais é uma forma de aproximar o nosso público das conquistas e da vida pessoal dele”, relatou Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha do piloto.