Por Itasat
Quatro dias após se enfrentarem pela Copa Libertadores, Atlético e América voltam a se encontrar neste sábado, às 16h30, no Independência, desta vez pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Um longo tabu estará em campo: o Galo não perde para o Coelho desde maio de 2016 (são 21 partidas no total), a maior invencibilidade no clássico desde a década de 1970.
São 21 partidas de invencibilidade do Atlético, com 15 vitórias do time alvinegro e seis empates. Na década de 1970, o Galo chegou a ficar 29 jogos sem perder para o Coelho.
Ao contrário da partida da última terça-feira (3), pela Copa Libertadores, o Independência estará cheio no duelo deste sábado. Mandante, o Atlético já vendeu cerca de 15 mil ingressos antecipadamente até essa sexta (6).
Se no duelo pela Libertadores, o Atlético praticamente eliminou as chances do América de avançar às oitavas de final e assumiu a liderança do Grupo D com a vitória, desta vez a partida vale para o Galo a ponta do Brasileirão. Terceiro colocado, com oito pontos, a equipe alvinegra está atrás de Corinthians (9 pontos) e Red Bull Bragantino (8 pontos, mas saldo de gol melhor).
Já o América é o 10º colocado, com seis pontos, e tenta quebrar o tabu no clássico para continuar subindo na tabela, após a vitória sobre o Athletico-PR na rodada passada.
Atlético
O time alvinegro tem quatro desfalques para a partida. O técnico Antonio Mohamed não poderá contar com o zagueiro Nathan Silva e o lateral-esquerdo Guilherme Arana (suspensos), além do lateral-direito Mariano (edema na coxa) e do atacante Eduardo Vargas (lesão na coxa). O lateral Dodô segue no departamento médico recuperando-se de lesão no joelho esquerdo e engrossa a lista de baixas no Galo.
Diante dos problemas para escalar o time, o Turco vai acionar Guga para a lateral-direita, enquanto Rubens deve ser improvisado no lado esquerdo na vaga de Arana. Na zaga, se o treinador atleticano optar por dois zagueiros, Igor Rabello pode jogar ao lado de Junior Alonso. Outra possibilidade é usar o paraguaio na lateral-esquerda e colocar Réver com Rabello.
No meio-campo, Nacho vem de uma sequência de três jogos (Independiente del Valle, Goiás e América) e pode ser poupado. Caso o argentino não vá para o jogo, o favorito para começar a partida é Eduardo Sasha.
No ataque, Keno e Ademir disputam o lugar de Vargas. A tendência é que o Fumacinha siga ao lado de Hulk. Assim, o camisa 11, que retornou na terça-feira após se recuperar de cirurgia no olho, deve ficar no banco.
América
Já no Coelho, a dúvida é para saber se o técnico Vagner Mancini irá manter ou não o esquema com três zagueiros utilizado na terça-feira (3) contra o Atlético, na Libertadores.
A equipe tem cinco desfalques: o lateral-esquerdo Marlon (estiramento no joelho), o meio-campista Alê (dores na coxa) e os atacantes Wellington Paulista e Everaldo (lesão na coxa) e Paulinho Boia (estiramento na coxa).
Em meio às baixas, Mancini ganhará a volta do zagueiro/volante Lucas Kal, que retornará ao meio-campo. O jogador cumpriu suspensão automática no duelo do meio da semana contra o Galo pela Libertadores. Assim, Germán Conti deve voltar para a reserva.
Índio Ramírez pode reforçar o meio entrando na vaga de Paulinho Bóia. Já no ataque, Matheusinho deve iniciar ao lado de Pedrinho e Felipe Azevedo.
Outra novidade no Coelho é o atacante Aloísio ‘Boi Bandido’, que será relacionado pela primeira vez desde que foi contratado e deve ficar à disposição no banco de reservas para o segundo tempo.
ATLÉTICO x AMÉRICA
Atlético: Everson; Guga, Alonso, Igor Rabello e Rubens (Réver); Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Ademir e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed
América: Jailson; Patric, Maidana, Éder e João Paulo; Lucas Kal, Juninho e Índio Ramírez (Carlos Alberto); Matheusinho, Pedrinho e Felipe Azevedo. Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 7 de maio de 2022
Horário: 16h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Fábio Pereira (TO)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)