Gráfica
Forte vidros
Quality
Loc moral 3
Rodas
Pontual
Ótica santa luzia
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Ramses
Sicoob
Ótima
Patente
Breno
Optima seguros
Loc moral
RR 2023 02
perigo ao volante

Minas Gerais é o segundo estado que mais registra o uso do celular ao volante

Por hora, 28 motoristas são flagrados usando o celular ao volante no Brasil

12/05/2022 10h11
Por: Redação

Por Itasat

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revela que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante pelo uso do celular, reforçando uma das principais causas de sinistros no Brasil. 

Entre os estados brasileiros que se destacaram negativamente no ano passado, por terem mais registros desse tipo, São Paulo lidera com mais de 37%, com 91.362 ocorrências. Em seguida estão Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações, respectivamente.

Pelo menos 250 mil motoristas foram flagrados usando o celular no trânsito em 2021, conforme o levantamento aliado aos dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). 

O presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, cita três tipos de distrações provocadas pelo uso do celular ao volante, que explicam a gravidade da infração. “A distração manual, quando você pega o celular, fica segurando, mandando mensagem; a distração visual - você desvia a atenção para o celular quando deveria estar olhando ao redor do carro; e a distração cognitiva - quando o conteúdo da conversa ou da informação pode ocasionar uma alteração emocional e você ser responsável por causar uma tragédia”, acrescenta.

A associação lembra que não há orientação sobre uso seguro do celular ao volante. A prevenção é não usar o aparelho. “A maioria dos smartphones tem hoje tecnologia chamada de modo drive. Você coloca no modo em que se uma pessoa ligar, o aparelho envia uma mensagem automaticamente informando que você está conduzindo o veículo e que, no momento oportuno, vai responder”.

O uso de celular na direção é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quem for flagrado, pode pagar multa de R$ 243,47, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.