Por Itasat
A Turquia afirmou que não irá aceitar a entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A declaração foi dada pelo presidente, Recep Tayyip Erdogan, nessa segunda-feira (16). As nações escandinavas só serão admitidas na organização em caso de aprovação de todos os membros do grupo.
Durante um discurso, Erdogan enfatizou que os representantes finlandeses e suecos “não deveriam nem se incomodar em vir a Ancara” para solicitar a entrada na Otan, que é liderada pelos Estados Unidos e tem visto alianças militares discutirem os ingressos em meio ao conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia.
No domingo, a Finlândia sinalizou a intenção de entrada na organização, e a Suécia seguiu o mesmo caminho nessa segunda (16). Contudo, os pedidos foram recusados. Como resposta, a Turquia classificou que os países escandinavos hospedam militantes curdos e os definiu como “organizações terroristas”.
Atualmente, a Turquia alega que os países nórdicos apoiam os militantes curdos em seu território, além de terem suspendido a venda de armas para o país.