Escritório Jucema
Ramses
Motociclista use capacete
Ótica Pontual
Digital Graph
Otica Santa Luzia
Ronaldo Cardans
Espetbet dois
Cooperlíder Proteção Veicular
IPTU PRORROGADO
Breno Campolina
Chama!!!
Homeopatia São Lucas
Espetbet
Ótima
Auto Rodas
Torneamento São Geraldo
Dinheiro por Jóias
Sicoob
Arnaldo Radiadores
Quality Ópticas
Casa da Arte
Agrotop 3
Locmaqfer
Almix
Espetbet três
Loctem
concusão do curso

Escola Técnica de Sete Lagoas conclui capacitação em curso de Educação Empreendedora do Sebrae

Foi finalizada a capacitação do curso "Despertar" de educaçao empreendedora do Sebrae para público específico da Escola Técnica Municipal

19/05/2022 11h36
Por: Redação

Por Ascom Prefeitura

Concluindo capacitação de quatro encontros presenciais junto à direção, coordenação, equipe pedagógica e professores da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), no último sábado, 14 de maio, a FUMEP e o Sebrae Sete Lagoas agradeceram a participação não apenas dos profissionais da instituição, mas também incentivaram a participação dos alunos para a construção de novas oportunidades desencadeadas pela mobilização das Agentes de Desenvolvimento da Semadetur.

Trata-se da capacitação no curso "Despertar", um programa de Educação Empreendedora do Sebrae com foco no apoio pedagógico para que os alunos possam empreender em seus negócios. A proposta surgiu da articulação das agentes de desenvolvimento da Semadetur e Sala Mineira do Empreendedor, Claudia Elane de Souza Soares e Jakeline França Dutra, fundamentada no projeto que consiste em um modelo de Educação Empreendedora e Inovadora com o desenvolvimento das habilidades comportamentais e empreendedoras dos jovens durante a formação e a posterior conexão com o mercado de trabalho.

Para o gestor local do Sebrae-MG, Alysson Almeida, trata-se de uma importante parceria com a instituição, visto que a ETMSL é referência não só local como também estadual. "Em diversas situações a instituição é citada por diversos atores importantes e que se encontram ativos no movimento de desenvolvimento na cidade", afirmou. Na oportunidade, o gestor agradeceu o empenho da direção da instituição, em nome da vice-diretora Stefânia Moura Lima, que retribuiu o agradecimento. "Temos certeza que projetos futuros e ações concretas da FUMEP, por meio da ETMSL, acontecerão em prol da cidade", adiantou.

Para a consolidação da metodologia do curso, o consultor Sebrae, Thomas Aurbach, propôs que o corpo docente elabore um projeto de impacto local a ser apresentado nos próximos 30 dias e entende que pode ser um movimento significativo para a comunidade, em função da alta capacidade técnica e empírica da equipe.

Nessa linha de desencadeamento de ações, uma expressiva parceria surgiu com a presença do coordenador do Programa de Extensão 1000 Futuros Cientistas, Wladmir Teodoro da Silva, representando a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "A ETMSL tem um perfil de parceria que a universidade busca, justamente pela formação técnica que poderá ser ampliada no futuro e também para outras instituições de ensino do município, incluindo a educação básica, por meio de projetos que podem ser viabilizados junto aos órgãos municipais de Meio Ambiente e de Educação. Prevejo resultados promissores", disse.

Novas reuniões já estão sendo agendadas e, em breve, diversos atores, tanto da ETMSL, incluindo alunos e gestores públicos, Sebrae e outros envolvidos da sociedade civil organizada estarão elaborando projetos conjuntos e executando-os em prol da comunidade, cumprindo o papel acadêmico em sua essência, de promover desenvolvimento por meio do ensino e da pesquisa. A constatação é de que boas ações promovidas pela Prefeitura de Sete Lagoas podem desencadear movimentos de maior alcance para o território como um todo, com impactos efetivos para o desenvolvimento local.