Por Itasat
O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush cometeu um ato falho durante um discurso nesta quinta-feira (19). Ao criticar a invasão da Ucrânia pela Rússia ele se confundiu e trocou o nome do país europeu pelo Iraque, que fica no Oriente Médio.
"A decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal no Iraque. Digo, Ucrânia", disse. A plateia riu da gafe e ele disse que era um problema da "idade". "Estou com 75", afirmou.
Bush pretendia fazer uma crítica ao presidente russo, Vladimir Putin, responsável pela invasão da Ucrânia em fevereiro deste ano. No entanto, ao cometer a gafe, acabou traindo a si mesmo. Afinal, Bush era o presidente dos Estados Unidos e liderou uma invasão ao Iraque em 2003, alegando que o país governado pelo ditador Saddam Hussein possuía "armas de destruição em massa" e passando por cima da Organização das Nações Unidas (ONU), que não autorizou o ataque.
A guerra, que contou com o apoio militar de outros países, como o Reino Unido e a Austrália, provocou mortes de milhares de civis e desencadeou um processo de instabilidade no Iraque.