Com Itasat
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quarta-feira (25), um decreto para aumentar a fiscalização das ações policiais no país. A assinatura acontece na data que marca os dois anos da morte de George Floyd, um cidadão negro que foi asfixiado durante uma abordagem policial.
A morte de Floyd gerou uma série de protestos pelos EUA que questionaram a violência policial contra a população negra do país.
A ordem presidencial orienta as agências federais a revisar suas políticas de uso da força e cria um registro nacional de policiais demitidos por má conduta.
"Vamos criar uma nova base de dados de responsabilização nacional das forças da lei, fortalecer as investigações de padrões e práticas, além de obrigar todos os agentes federais a usar e ativar câmeras corporais durante a patrulha. Há também a proibição de estrangulamentos", explicou o presidente americano.
O presidente americano também falou sobre o massacre em uma escola no Texas, que deixou 19 crianças e duas professoras mortas e pediu que o Congresso trabalhe em leis para controle de armas.
"Onde está a coragem de enfrentar este lobby muito poderoso", disse ele, aparentemente se referindo ao lobby das armas e à oposição republicana a restrições mais rígidas de acesso aos equipamentos.