Com Itasat
O pré-candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é o preferido do eleitor mineiro. É o que aponta a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV ao Instituto Real Time/Big Data e divulgada nesta segunda-feira (30).
Conforme o levantamento, o atual governador tem 43% das intenções de voto no cenário estimulado - que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Quem aparece em segundo é o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 29% das citações. Carlos Viana (PL) tem 7%, e Marcus Pestana (PSDB), 3%. Miguel Corrêa (PDT), Saraiva Felipe (PSB) e Lorene Figueiredo (PSOL) alcançaram 1% das intenções de voto. Renata Regina (PCB) não pontuou. Os indecisos somam 6%, enquanto 9% pretendem anular ou votar em branco.
Espontânea
Zema também lidera na pesquisa espontânea, feita quando os nomes dos candidatos não são apontados. Ele foi citado por 13% dos entrevistados. Kalil foi lembrado por 5%; Viana, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foram citados por 1% dos eleitores. Já 58% dos entrevistados se disseram indecisos, e votos brancos e nulos somaram 21%.
Quando há simulação de um provável segundo turno entre Zema e Kalil, o atual governador levaria a melhor frente ao ex-prefeito, com 48% dos votos, contra 35% do adversário.
A pesquisa também revela que 58% dos entrevistados aprovam o governo de Zema, seguido por 33% que desaprovam. Já 9% dos eleitores não sabem ou não souberam responder.
Senado
Aécio Neves lidera a disputa pelo Senado em Minas com 16% das intenções de voto; em segundo aparece o deputado Cleitinho (PSC), com 12%; Alexandre Silveira (PSD) e Duda Salabert (PDT), empatados com 7%.
Já em um cenário no qual Aécio não aparece, quem leva a melhor é Cleitinho, que fica com 14% das citações. Aécio lidera, também, a rejeição ao cargo: 55% dos entrevistados responderam que não votariam no tucano para ocupar o posto no Legislativo; seguido por Duda Salabert (PDT), 33%; Alexandre Silveira (PSD), 28%; e Marcelo Álvaro Antônio (PL), 25%.
O instituto RealTime/Big Data ouviu 1.500 pessoas nos dias 27 e 28 de maio. A margem de erro do levantamento, registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-04979/2022, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% — o que significa que, se levarmos em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%.