Com Itasat
A violência voltou a assustar o Rio de Janeiro depois que uma criança, de quatro anos, foi baleada na cabeça durante um confronto entre policiais civis e criminosos. Após o episódio, o governador Cláudio Castro (PL) prometeu entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um novo plano de letalidade policial na capital carioca em até 60 dias.
Como a Itatiaia vem acompanhando, a declaração do governador foi feita nessa quarta-feira (1), depois do encontro em Brasília com o ministro Edson Fachin, do STF.
De acordo com Cláudio Castro, essa nova versão levará em conta a determinação do ministro de que devem ser ouvidos sobre esse assunto a Defensoria Pública, o Ministério Público (MP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que serão oficiados para que possam apresentar as suas sugestões para o plano em até 15 dias.
Sobre o caso
Segundo os familiares da criança, Alice estava com a mãe. Ela foi atingida quando comprava um lanche na saída da escola.
A mulher só percebeu que a filha tinha ficado ferida assim que viu que a criança estava desacordada e a roupa cheia de sangue. A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal, na Zona Sul do Rio. O estado de saúde é considerado grave.
Conforme a polícia, o tiroteio aconteceu quando os agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas verificavam uma denúncia de extorsão na região quando foram surpreendidos e atacados pelos suspeitos. Uma pessoa foi presa, além da apreensão de uma arma de fogo e um carro roubado.