Com Itasat
Valendo uma invencibilidade mantida por sete anos, o América enfrenta o Ceará pela décima rodada do Campeonato Brasileiro às 19h de quarta-feira (8), na Arena Independência, em Belo Horizonte. A última vez que o Coelho perdeu para a equipe cearense foi em 20 de maio de 2015 – na data, o Vozão eliminou os mineiros da Copa do Brasil após vencer a equipe alviverde por 3 a 0 no Castelão. De lá para cá, os dois times se encontraram em nove ocasiões; são três triunfos do América e seis empates.
Além de garantir a invencibilidade, uma vitória sobre o Ceará pode significar a entrada do América no G4 do Brasileirão, já que o Coelho ocupa o quinto lugar da tabela com 14 pontos e pode ultrapassar o Coritiba que tem a mesma pontuação. Além do clube do Paraná, o rival mineiro Atlético e o Palmeiras têm 16 pontos cada e também podem ser ultrapassadas pelo Coelho se tropeçarem na rodada.
O Vozão, por outro lado, vive situação diferente. Somando apenas 10 pontos e ocupando a 16ª colocação na competição, o Ceará pode entrar na zona de rebaixamento se não ganhar do América. O alvinegro tem os mesmos dez pontos do Juventude, que é o primeiro time no Z4.
Além da invencibilidade diante do Ceará, o América poderá garantir com a vitória ou o empate a manutenção da invencibilidade no Independência – são 15 jogos sem derrota pelo Campeonato Brasileiro no Independência. O Coelho perdeu pela última vez como mandante, na competição, em BH, para o Bragantino em 23 de agosto de 2021. Desde então, os mineiros ganharam 11 duelos e empataram outros quatro. A sequência em casa, aliás, começou com uma vitória contra o Ceará pelo Brasileirão passado.