Loc moral 3
Forte vidros
RR 2023 02
Quality
Rodas
Chama!!!
Optima seguros
Breno
Ramses
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Ótima
Pontual
Giro Luvas
Loc moral
Gráfica
Patente
Sicoob
disponibilidade

Boletim: testes de Covid estão disponíveis em todas as unidades de saúde do Município

Teste do tipo Swap Antígeno é colhido após triagem, a critério do médico de plantão de cada unidade

22/06/2022 08h27
Por: Redação

Com Ascom Prefeitura

O 21º dia do mês de junho soma 37.534 casos de Covid-19 em Sete Lagoas desde o início da pandemia com a confirmação de mais 123 casos: 84 mulheres e 39 homens. São 781 pessoas com alguma síndrome gripal sendo monitoradas e 18.011 que já tiveram esse acompanhamento concluído, 449 pessoas em isolamento domiciliar, 36.397 casos curados e 66.306 testes negativos. Sem óbitos registrados hoje, são 681 óbitos por Covid até o momento.

Há três internados em UTI, sendo dois de Sete Lagoas e um de Santana de Pirapama (dois no Hospital Nossa Senhora das Graças e um no Hospital Municipal), e nove em enfermaria (cinco no HNSG, dois no Hospital Municipal, um na Unimed e um na UPA), sendo seis de Sete Lagoas, um de Fortuna de Minas, um de Pompéu e um de Santana de Pirapama. Dez dos internados tiveram testes positivos e dois aguardam exames. Além disso, há um paciente de Sete Lagoas internado em UTI neonatal no HNSG aguardando resultado de exame.

Semana epidemiológica

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a 24ª semana epidemiológica do ano apresentou 335 novas contaminações por Covid-19 em Sete Lagoas, uma redução de 45,2% em relação à semana anterior, que teve 611 casos. A taxa de incidência por 1.000 habitantes foi de 1,37 contaminados entre os dias 12 e 18 de junho, de 2,5 entre 5 e 11 de junho, de 1,41 de 29/05 a 04/06, de 0,88 entre 22 e 28/05, de 0,25 entre 15 e 21/05, de 0,18 de 08 a 14/05 (semana 19), de 0,12 de 01 a 07/05 (semana 18) e 0,14 de 24 a 30/04 (semana 17). Os dados, porém, levam em consideração apenas dois dias úteis da semana passada, uma vez que dias 13 e 16 foram feriados e dia 17 foi ponto facultativo. Em relação aos óbitos, em janeiro foram 19, fevereiro teve 32, março contabilizou dez e, abril, um óbito. Maio terminou sem mortes por Covid. Junho, até um momento, tem dois óbitos.

Vacinação contra a Covid

A partir desta terça-feira, 21, todas as vacinas ficam disponíveis para pessoas a partir de 12 anos, tanto 1ª dose, 2ª dose, 3ª dose (1ª dose de reforço) e 4ª dose (2ª dose de reforço para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde) em todas as salas de vacinação do Município, de segunda a sexta, de de 08h às 16h, exceto as UBS Cidade de Deus, Belo Vale e Luxemburgo, que vão até 18h30, sem agendamento prévio. É chegar e tomar, levando apenas os documentos necessários, que são identidade com foto, comprovante de última dose, cartão SUS ou CPF. "As vacinas pediátricas, para crianças de 5 a 11 anos, ainda seguem de acordo com os cronogramas em algumas salas, pois o estoque é limitado", explica o responsável técnico pela Imunização no Município, Guilherme Menezes.

Testes de Covid

A Prefeitura de Sete Lagoas informa que todas as unidades de saúde do Município estão aptas a realizar o teste para a detecção de Covid. Ao ter sintomas gripais, o cidadão deve procurar uma das unidades de saúde e, após triagem, a critério do médico, poderá ou não ser solicitado o teste. "Lembrando que todas as nossas unidades estão preparadas para receber os casos suspeitos. Em caso de demandas mais urgentes ou aos finais de semana e feriados, o cidadão pode procurar a UPA 24 Horas ou o Pronto Atendimento do Belo Vale", esclarece a referência técnica da Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Tereza Rodrigues. Vale ressaltar que o uso de máscara segue obrigatório em todas as unidades de saúde do município, tanto públicas quanto privadas (hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios, etc).

Gripe e Sarampo

As campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo para grupos prioritários seguem até 24 de junho. As doses estão disponíveis de 08h às 16h30 nas 19 salas de vacinação do município. Os grupos prioritários da vacina da gripe são idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; funcionários e população do sistema prisional. Documentos: identidade com foto (idosos), certidão de nascimento (crianças), comprovante da comorbidade ou deficiência, comprovante de vínculo empregatício na área (categorias profissionais) e comprovante de condição de grávida ou puérpera até 45 dias.

Já contra o Sarampo os públicos são crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da área da saúde, de 8h às 16h30, nos Centros de Saúde Santa Luzia, Santo Antônio, Várzea, São João, Orozimbo Macedo, Manoa, Montreal e Progresso; nas UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale e nos ESF CDI 1, Catarina, Esperança, Eldorado, Alvorada, Fazenda Velha e Barreiro. Documentos: Cartão Vacinal, CPF ou Cartão SUS.

VÍDEO: Prefeito e secretário municipal de Saúde falam sobre vacinação nos postos de saúde: https://youtu.be/dzdQn0Pp0yM