Forte vidros
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Quality
Ótica santa luzia
Ótima
Gráfica
Rodas
Breno
Patente
RR 2023 02
Optima seguros
Ramses
Loc moral
Chama!!!
Sicoob
Pontual
Giro Luvas
relação bilateral

Por telefone, Putin garante a Bolsonaro fornecimento de fertilizantes ao Brasil

Governo russo disse estar comprometido com acordo feito entre os dois países e que quer restaurar livre comércio afetado pela guerra

28/06/2022 10h40
Por: Redação

Com Itasat

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que "está comprometido" em garantir o fornecimento "ininterrupto" de fertilizantes ao Brasil, um insumo vital para o agronegócio brasileiro, em uma conversa telefônica com o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (27).

"Vladimir Putin ressaltou que a Rússia se compromete a cumprir com suas obrigações para garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros", informou o Kremlin em um comunicado sobre a conversa telefônica entre os dois presidentes.

De acordo com a nota, Putin pediu para "restaurar a arquitetura de livre comércio de produtos alimentícios e de fertilizantes, colapsada pelas sanções ocidentais" contra a Rússia pela invasão da Ucrânia.

Em um ato em Brasília nesta segunda pela tarde, Bolsonaro disse que conversou com Putin sobre "segurança alimentar" e "insegurança energética", sem dar mais detalhes.

O Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes que utiliza, um percentual que, no caso do potássio, supera 96%, segundo dados do Ministério da Agricultura. Mais de 20% dos fertilizantes que o Brasil importa vêm da Rússia, que é o principal fornecedor do país.

A invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro, desatou temores de uma eventual escassez de fertilizantes no Brasil.

Nesse sentido, o governo brasileiro anunciou que havia iniciado negociações com outros fornecedores, principalmente Canadá, Jordânia, Egito e Marrocos, enquanto busca reativar a produção nacional de fertilizantes.

No Twitter, o senador e filho do presidente, Flávio Bolsonaro, lembrou que seu pai se reuniu com Putin em fevereiro, dias antes da invasão da Ucrânia, "para tratar, entre outros assuntos, do fornecimento de fertilizantes".