Ótima
Quality
Forte vidros
Pontual
Loc moral
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Sicoob
Patente
Chama!!!
Rodas
Loc moral 3
Gráfica
Breno
Giro Luvas
Ramses
RR 2023 02
Optima seguros
reabertura de leitos

Santa Casa de Belo Horizonte deve reabrir 10 leitos de CTI nesta semana

As cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado

29/06/2022 08h31
Por: Redação

Com Itasat

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas anuncia que pelo menos 10 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) serão reabertos na Santa Casa de Belo Horizonte ainda nesta semana. O incêndio, que terminou com três mortos, deixou a unidade com menos 50% dos leitos do CTI. Segundo a Secretaria a intenção é de que as acomodações sejam abertas gradativamente até chegar à totalidade.

Nessa terça-feira (28), o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou à Itatiaia que as cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado no hospital, mas essa não foi a única paralisação causada pelo desastre.

Os pacientes de urgência e emergência foram transferidos para a Maternidade Odete Valadares e para o Hospital Júlia Kubitschek. A previsão é de que a partir da semana que vem, alguns pacientes sejam transferidos para o Hospital Eduardo de Menezes, que vai abrir leitos semi-intensivos.

Relembre

O incêndio começou no 10º andar do prédio, onde ficam os leitos de CTI. Horas após o fogo ser controlado pelo Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil fez uma vistoria e descartou riscos estruturais no local. Até o momento, a Polícia Civil confirmou três mortes ligadas ao caso.

A Santa Casa confirma que duas delas estão relacionadas com o incêndio, e que o terceiro corpo levado para o IML é de paciente que não teria falecido em decorrência do desastre. Além deles, 26 funcionários do hospital precisaram de atendimento, mas nenhum deles sofreu queimaduras.

Nota da Santa Casa

Sobre o incêndio na ala B do 10º andar da Santa Casa BH, a instituição informa, por meio de nota, que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial.

A nota esclarece, ainda, que a área onde aconteceu o incêndio está interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais estão funcionando normalmente.

No momento do início do incêndio, havia 931 pacientes internados. Os que estavam no 10º e 9º andares foram removidos, mas já retornaram ao hospital e estão recebendo a devida assistência. Sobre os óbitos, a Santa Casa afirma que "foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML)."

A Santa Casa reforça que não houve feridos por queimaduras durante o incidente e que toda a assistência necessária está sendo prestada aos funcionários que precisaram de algum tipo de atendimento. "Até o momento (28/06) temos, no Hospital São Lucas, nove funcionários em observação na enfermaria - que serão reavaliados nesta quarta-feira (29/06), com probabilidade de alta - e dois no CTI que seguem estabilizados."

A instituição reforça a importância das doações neste momento.

Dados para doação:

Banco Cooperativo do Brasil S.A.

Número: 756

Agência: 4027-4

Conta: 1.600.001-3

Nome: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

CNPJ: 17.209.891/0001-93

Chave PIX: [email protected]