Com Itasat
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas anuncia que pelo menos 10 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) serão reabertos na Santa Casa de Belo Horizonte ainda nesta semana. O incêndio, que terminou com três mortos, deixou a unidade com menos 50% dos leitos do CTI. Segundo a Secretaria a intenção é de que as acomodações sejam abertas gradativamente até chegar à totalidade.
Nessa terça-feira (28), o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou à Itatiaia que as cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado no hospital, mas essa não foi a única paralisação causada pelo desastre.
Os pacientes de urgência e emergência foram transferidos para a Maternidade Odete Valadares e para o Hospital Júlia Kubitschek. A previsão é de que a partir da semana que vem, alguns pacientes sejam transferidos para o Hospital Eduardo de Menezes, que vai abrir leitos semi-intensivos.
Relembre
O incêndio começou no 10º andar do prédio, onde ficam os leitos de CTI. Horas após o fogo ser controlado pelo Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil fez uma vistoria e descartou riscos estruturais no local. Até o momento, a Polícia Civil confirmou três mortes ligadas ao caso.
A Santa Casa confirma que duas delas estão relacionadas com o incêndio, e que o terceiro corpo levado para o IML é de paciente que não teria falecido em decorrência do desastre. Além deles, 26 funcionários do hospital precisaram de atendimento, mas nenhum deles sofreu queimaduras.
Nota da Santa Casa
Sobre o incêndio na ala B do 10º andar da Santa Casa BH, a instituição informa, por meio de nota, que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial.
A nota esclarece, ainda, que a área onde aconteceu o incêndio está interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais estão funcionando normalmente.
No momento do início do incêndio, havia 931 pacientes internados. Os que estavam no 10º e 9º andares foram removidos, mas já retornaram ao hospital e estão recebendo a devida assistência. Sobre os óbitos, a Santa Casa afirma que "foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML)."
A Santa Casa reforça que não houve feridos por queimaduras durante o incidente e que toda a assistência necessária está sendo prestada aos funcionários que precisaram de algum tipo de atendimento. "Até o momento (28/06) temos, no Hospital São Lucas, nove funcionários em observação na enfermaria - que serão reavaliados nesta quarta-feira (29/06), com probabilidade de alta - e dois no CTI que seguem estabilizados."
A instituição reforça a importância das doações neste momento.
Dados para doação:
Banco Cooperativo do Brasil S.A.
Número: 756
Agência: 4027-4
Conta: 1.600.001-3
Nome: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
CNPJ: 17.209.891/0001-93
Chave PIX: [email protected]