Com Itasat
Para os mais supersticiosos, a classificação do Atlético sobre o Emelec pode representar ainda mais confiança na busca pelo segundo título do clube na história da Copa Libertadores. Dois dos três brasileiros que eliminaram os equatorianos no mata-mata da competição internacional foram campeões na sequência do torneio.
Em 2012, o Corinthians enfrentou os "Elétricos" nas oitavas de final e acabou levantando a taça pela primeira vez na história. Assim como o Galo, os paulistas empataram jogando fora de casa e venceram a segunda partida como mandante. A vitória do Timão foi mais tranquila, por 3 a 0.
Sete anos depois, em 2019, foi a vez foi a vez do Flamengo encontrar o Emelec na primeira fase de mata-mata após a etapa de grupos. Após perder por 2 a 0 no Equador, o time rubro-negro conseguiu o triunfo pelo mesmo placar no Maracanã e acabou passando na disputa de pênaltis. Meses depois, o clube carioca conquistou a Copa Libertadores ao bater o River Plate na decisão.
A única campanha de brasileiros que teve classificação sobre os equatorianos e não teve um final feliz foi do Fluminense. Após avançar nas oitavas de final, o Tricolor acabou sendo eliminado pelo Olímpia. Por outro lado, a mesma edição de 2013 é a mais especial para o atleticanos, quando o Galo bateu justamente os paraguaios na decisão.
Para tentar repetir as história de Corinthians e Flamengo, o Atlético terá uma missão complicada nas quartas de final. Após vencer o Cerro Porteño por 3 a 0 no Paraguai, o time paulista tem tudo para confirmar a classificação jogando em casa. Se todo o favoritismo do Porco se concretizar, o Galo terá a chance de vingar a eliminação de 2021.