Com Itasat
Após mais de seis meses, as obras na BR-381 em Nova Era, na região Central de Minas Gerais, onde parte do asfalto cedeu em janeiro, serão concluídas. A previsão, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), é de que o quilômetro 321, trecho que foi reconstruído, seja liberado no dia 25 de julho.
Em nota, o Dnit explicou que os motoristas ainda devem seguir pelo desvio lateral no fim de semana. “Segundo a equipe que trabalha na reconstrução, o fluxo segue ainda pelo desvio lateral neste final de semana. A previsão de conclusão e liberação da pista reconstruída é dia 25 de julho. Com o andamento atual, pode-se liberar o fluxo no início da próxima semana”, destacou.
No dia 14 de janeiro, o asfalto cedeu na altura do quilômetro 321, na BR-381, na cidade de Nova Era. A queda ocorreu após as intensas chuvas que atingiram a região no período.
"Antes da estrada ceder, ela começou a mostrar sinais. Por isso, os próprios condutores fecharam o trânsito. Ninguém se feriu. Apenas a estrada cedeu", relatou Israel Augusto, cabo da Polícia Militar (PM), na ocasião.
As placas de asfalto ficaram soltas na pista. “Tecnicamente falando, houve o chamado 'cisalhamento de talude', provocado pelo grande volume de água e saturação do solo. Ou seja, houve deslocamento da massa de terra, pressionando a base da rodovia e levando ao rompimento da pista”, destacou, em nota, o Dnit à época.