Coperlidere
RR MÍDIA 3
Pandemia

Boletim: em uma semana casos caem 31%, monitorados caem 58% e em isolamento têm redução de 38%

Avanço da vacinação vem garantindo menos contaminações e períodos cada vez menores de recuperação para os casos positivos

29/07/2022 14h13
Por: Redação

Com Ascom Prefeitura

Sete Lagoas termina o mês de julho contabilizando 41.101 casos de Covid-19 desde o início da pandemia com a confirmação de mais 68 contaminados: 42 mulheres e 26 homens. São 141 pessoas com alguma síndrome gripal sendo monitoradas (oito a menos que ontem) e 19.242 que já tiveram esse acompanhamento concluído, 362 pessoas em isolamento domiciliar (34 a menos em relação a ontem), 40.045 casos curados e 72.336 testes negativos. Um óbito foi registrado hoje: uma mulher de 80 anos que estava internada no Hospital Municipal. Sete Lagoas soma agora 692 óbitos por Covid até o momento. Há um internado em UTI, de Capim Branco, no Hospital Municipal. São seis em enfermaria: três de Sete Lagoas, um de Pompéu, um de Prudente de Morais e um de Paraopeba, sendo dois no Hospital Nossa Senhora das Graças e quatro no Hospital Municipal. Cinco dos internados tiveram testes positivos e um aguarda exames.

Redução

Analisando os dados da última semana, houve redução tanto no número de contaminações quanto no total de pessoas sendo monitoradas e também em isolamento domiciliar. Na sexta-feira da semana passada, por exemplo, foram 99 novas contaminações, 336 pessoas sendo monitoradas e 362 em isolamento domiciliar. Assim, o total de novos casos caiu 31%, o total de pessoas sendo monitoradas caiu 58% e o total de pessoas em isolamento domiciliar teve redução de 38%. "O avanço da vacinação vem garantindo menos contaminações e períodos cada vez menores de recuperação para os casos positivos", afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes. "No entanto, segue o alerta de que não podemos afrouxar os cuidados com a pandemia. Ainda temos pessoas que estão atrasadas no calendário vacinal e outras que ainda nem se vacinaram. Por isso recentemente ampliamos a vacinação e agora vamos iniciar também nas empresas e escolas", completa.

Vacinação Covid

Segue a imunização contra a Covid em crianças de 4 anos de idade. Para esta idade a indicação é da vacina Coronavac e as doses são limitadas devido à baixa remessa enviada pelo Ministério da Saúde. De 08h às 16h, nos ESFs Alvorada, Barreiro, Eldorado, Fazenda Velha, Catarina, CDI I, Esperança e Itapuã II; UBS Orozimbo Macedo e N.S. das Graças; e CS Montreal, Progresso, Santa Luzia, Santo Antônio, São João e Várzea. De 08h às 18h30, nas UBS Cidade de Deus, Belo Vale e Luxemburgo. Documentos:Identidade com foto ou certidão de nascimento, cartão do SUS e CPF.

Também continuam disponíveis a 4ª dose de reforço (para quem tomou a 1ª dose de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) em pessoas a partir de 40 anos e também a 3ª dose de reforço (para quem tomou a 1ª dose de Janssen) em pessoas a partir de 18 anos, nas mesmas 19 salas de vacinação. Documentos: identidade com foto, comprovante de última dose, cartão SUS ou CPF. Todas as demais doses para pessoas a partir de 5 anos seguem sendo aplicadas também nesses locais.

Vacinação BCG

A campanha de vacinação da BCG também continua, mas em unidades de saúde específicas. O rodízio está sendo necessário devido à redução de remessas do imunizante, que previne a tuberculose, pelo Ministério da Saúde. O revezamento ficou da seguinte forma: segunda-feira: CS Santo Antônio; terça-feira: CS São João; quarta-feira: CS Santa Luzia / UBS Belo Vale; quinta-feira: CS Várzea / UBS Cidade de Deus; e sexta-feira: ESF CDI / UBS Nossa Senhora das Graças. Horário de 9h às 15h. O público-alvo são bebês e crianças até 5 anos de idade que ainda não receberam o imunizante, que deve ser aplicado preferencialmente logo ao nascer.