Com Itasat
O Palmeiras acertou nesta segunda-feira a contratação do meia-atacante Bruno Tabata, que estava no Sporting, de Portugal, desde setembro de 2020. O jogador canhoto de 25 anos assinou vínculo com o clube paulista com vigência de cinco anos, até 30 de junho de 2026.
Formado nas categorias de base do Atlético, Tabata renderá uma grana ao clube alvinegro, que receberá 1,8% do valor total da transação, que foi fechada em 5 milhões de euros (cerca de R$ 26,5 milhões). O Galo vai embolsar R$ 468 mil.
O Palmeiras começou a conversar com o Sporting há duas semanas, mas só concluiu o negócio na última sexta-feira porque o clube paulista teve de aumentar a proposta para levar o jogador. O jogador chegou ao Brasil nesse domingo (7). Nesta segunda, passou por exames e assinou o contrato.
Bruno Tabata nunca atuou no time profissional do Atlético e deixou o clube em 2016 em um imbróglio judicial. O jogador não quis renovar o contrato com o Galo, que acionou a Justiça para tentar impedir que ele saísse.
O time alvinegro alegou que o atacante não apresentou uma justificativa para recusar a proposta. Contudo, pouco depois, o staff de Bruno Tabata apresentou uma oferta do Portimonense, de Portugal, e se transferiu após obter uma liminar.
Também foi determinante para o acerto com o Palmeiras o desejo do jogador. Disposto a vestir a camisa do atual campeão continental, Tabata rejeitou outras ofertas, incluindo a do Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos. A contratação de Tabata teve o aval de Abel Ferreira. O novo reforço será inscrito no Brasileirão e poderá jogar a Libertadores caso o Verdão elimine o Atlético e avance às semifinais.
"Foi um conjunto de motivos que me fez vir para o Palmeiras. Quando eu soube do interesse, eu já comuniquei ao Sporting que era a minha vontade vir para cá. Foram longos dias de negociação Eu sempre deixei bem claro a minha vontade e fico muito feliz que deu tudo certo", explicou o meia-atacante, antes de elencar os motivos que o fizeram aceitar sem pensar a proposta do Palmeiras.
"Foi a estrutura, o fato de o clube brigar sempre por títulos, foi o mister Abel, que teve uma parte muito importante nisso tudo, enfim, foi um conjunto de coisas. Além de tudo, o Palmeiras é um clube gigante com uma história incrível", justificou.
Bruno Tabata não era titular do Sporting, mas tinha importância no elenco, uma vez que era utilizado com frequência pelo técnico Ruben Amorim. O atleta é polivalente, um dos atributos que preza Abel Ferreira e pode jogar como meia ou ponta.
A diretoria se mexeu porque viu a necessidade de preencher a lacuna que deixará Gustavo Scarpa assim que sair do clube. Destaque do time nesta temporada, o meia-atacante já tem assinado um pré-contrato com o Nottingham Forest, da Inglaterra, e deixará o País ao final desta temporada, quando terminar seu contrato com o Palmeiras. Os dois são canhotos e possuem semelhanças.
Pela seleção brasileira, Tabata conquistou o Torneio de Toulon Sub-23 em 2019, na França, e foi convocado para alguns amistosos. Em suas passagens pelas categorias de base da Brasil fez amizade com Murilo, zagueiro titular do Palmeiras.
"Conheço o Murilo desde bem jovem, pois ele fez formação no Cruzeiro e eu no Atlético. Então, a gente já se enfrentava e se conhecia. Depois nos encontramos na Seleção e ele virou um grande amigo", contou Tabata, que foi incentivado pelo amigo a vir para o Palmeiras.