Com Itasat
A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu nove pontos entre o mês de julho e agosto entre os eleitores mineiros. É o que mostra nova pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (12).
No levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Lula aparece com 42% das intenções de voto e Bolsonaro aparece com 33%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 6%; e Simone Tebet (MDB) aparece com 1%.
Felipe D’Ávila (Novo); Vera Lúcia (PSTU); Sofia Manzano (PCB); Leonardo Péricles (Unidade Popular); Soraya Thronicke (União Brasil); Eymael (DC) não pontuaram.
Brancos e nulos somam 7%; e 9% estão indecisos.
Na pesquisa de julho, o petista tinha 46% e o presidente tinha 28%.
Os percentuais de Lula e Bolsonaro indicam o recuo da liderança do petista em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país.
Em março, 46% dos mineiros declaravam voto no ex-presidente e 21%, no candidato à reeleição — uma diferença de 25 pontos.
2º turno
Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 49% a 37% em Minas Gerais.
Em comparação com a pesquisa de julho, a vantagem do petista caiu seis pontos e o atual presidente cresceu sete pontos.
No último levantamento do mês passado, Lula aparecia com 55% e Bolsonaro tinha 30%.
O levantamento foi encomendado pela Genial, ouviu 2.000 pessoas em 108 municípios de todas as regiões de MG entre os dias 6 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada BR-08299/22 e MG-09990/22.