Com Itasat
Levantamento do instituto IPEC divulgado nesta segunda-feira (15), encomendado pela TV Globo, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente nas intenções de voto na corrida eleitora para a presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro vem na sequência.
De acordo com o IPEC, Lula tem 44% das intenções de voto; Bolsonaro, 32%. Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes, com 6%. Na sequência, empatada tecnicamente com Ciro, está a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%. A candidata do PSTU, Vera Lúcia, aparece com 1%
Entre os entrevistados, 8% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 7% não sabem em quem votar.
Os candidatos Eymael (DC), Felipe D'Ávila, Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.
O levantamento excluiu o nome do candidato do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, que teve a candidatura oficializada após o registro da pesquisa.
2º turno e avaliação do governo
Em uma eventual disputa no segundo turno, o IPEC aponta o ex-presidente Lula com 51% das intenções de voto, Bolsonaro teria 35% das intenções, 9% votariam em branco e 5% não sabem em quem votar.
O levantamento ouviu os entrevistados sobre a avaliação do governo Bolsonaro: 37% aprovam a atual gestão e 57% desaprovam o governo federal. Outros 6% não sabem avaliar.