Com Itasat
A vitória por 1 a 0 sobre o Curitiba, conquistada no último minuto de jogo, deu respiro ao Atlético no Campeonato Brasileiro, mas ainda não fez o alvinegro respirar aliviado na última competição que lhe restou na atual temporada. Com 35 pontos, o time comandado pelo técnico Cuca está a um do Internacional, de Mano Menezes, que fecha o G-6.
Fora da zona de classificação para a Libertadores de 2023, o Galo tem 43% de chances de disputar o torneio de clubes mais importante da América do Sul no próximo ano. O Palmeiras, líder do Brasileirão e semifinalista da atual edição, tem 99,87%. O Colorado Gaúcho, por sua vez, aparece com 61,3%.
Em relação a título, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que as chances do atual campeão são quase nulas. Último a dar a volta olímpica, o Atlético aparece com apenas 0,51%. O Palmeiras, que sobra na tabela, tem 78,5%.
Por outro lado, o risco de queda para a segunda divisão para o alvinegro é bem baixo e praticamente 'impossível'. Com 12 pontos a mais que o Avaí, primeiro do temido Z-4, o time mineiro tem apenas 0,28% de possibilidade de rebaixamento.
Caso não se classifique para a Libertadores, meta principal em 2022, após as eliminações recentes (Copa do Brasil e Libertadores), o time de Cuca terá como consolo a Sul-americana. Neste momento, são 51,7% de chances de disputá-la.
O próximo compromisso do Atlético na Série A será no próximo sábado (20), contra o Goiás. A partida, marcada para 16h30 (horário de Brasília), no Mineirão.