RR MÍDIA 3
Coperlidere
Em prol do Municipio

Prefeito, deputado estadual, juízes e OAB na luta pela 2ª Vara da Família de Sete Lagoas

Duilio de Castro e Douglas Melo estiveram na mesma reunião no TJMG

24/08/2022 15h15Atualizado há 2 anos
Por: Redação

Pensando apenas em Sete Lagoas, o prefeito de Sete Lagoas e o deputado estadual, Douglas Melo, estiveram juntos em uma mesa reunião, no TJMG, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (24). Na luta com os políticos, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e juízes.

Na pauta, a luta pela 2ª vara da família de Sete Lagoas.

A importância da 2ª Vara da Família

Os processos que são julgados na Vara de Família são aqueles que envolvem relações patrimoniais e existenciais relacionados às famílias, a exemplo de Divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, pensão alimentícia, guarda de filhos, processos relacionados ao estatuto da Pessoa com Deficiência, dentre outros.

Cada ação segue um rito específico, sempre priorizando a conciliação, podendo ocorrer a junção das pretensões, por exemplo, divórcio e alimentos.

Qualquer pessoa pode procurar a Vara de Família. No entanto, através das câmaras de mediação, conciliação e arbitragem, onde existem profissionais qualificados para solucionar os conflitos de forma célere.

Não há um prazo temporal para resolução dos processos. No entanto, as demandas consensuais são, geralmente, mais rápidas em comparação com as demandas litigiosas. De forma geral, o sistema judiciário se encontra sobrecarregado com ações que irão requerer muitos anos. Assim, alguns conflitos podem ser solucionados na esfera extrajudicial.