RR MÍDIA 3
Coperlidere
tolerância zero!

Zema sobre agressão de policial a repórter da Itatiaia: ‘Não podemos tolerar’

Agente da Polícia Civil também é candidato a deputado federal

29/08/2022 10h01
Por: Redação

Com Itasat

O governador Romeu Zema (Novo) determinou que o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Joaquim Francisco Neto e Silva, abra um procedimento para apurar as agressões sofridas por um repórter da Itatiaia no último sábado (27), dentro da delegacia de Nova Lima, na Grande BH. Um policial Civil suspeito de assediar uma menina de 13 anos deu um soco no estômago e tomou o celular do jornalista que fazia a cobertura da ocorrência de assédio.

“A respeito do caso ocorrido com o repórter da Itatiaia, primeiramente, eu gostaria de lamentar muito. Realmente, é algo que não podemos tolerar dentro de qualquer instituição pública. E quero já deixar claro que pedi ao doutor Joaquim, chefe da nossa Polícia Civil, que seja aberto um procedimento imediatamente e que seja averiguado com a maior imparcialidade”, disse Zema.

O governador ressaltou ainda que não existe protegido no governo dele e lamentou as agressões física e verbal sofridas pelo repórter.

“Sempre falo que no meu governo não tem ninguém protegido, eu não tenho parente que trabalha no governo e quero que tudo seja apurado com maior rigor. E é lamentável que tenha havido essa agressão verbal e, me parece, que física também. Tudo será apurado pela corregedoria de polícia com a maior agilidade. E, caso se chegue à conclusão que houve excesso, que o mesmo policial seja responsabilizado e punido também”, disse.

Ocorrência

O repórter, após ser agredido dentro de uma delegacia, só conseguiu registrar um boletim de ocorrência contra o policial depois de muita insistência. Mas a ocorrência foi feita pela Polícia Militar e não pelos policiais civis.

Conforme fontes da Itatiaia, o policial já era investigado pela corregedoria por outras práticas de transgressão.

Polícia Civil

O delegado Saulo Castro, porta-voz da Polícia Civil de Minas Gerais, garante que a instituição não compactua com o comportamento do investigado.

A polícia civil de Minas Gerais informa que está apurando os graves fatos ocorridos na madrugada deste domingo, 28 de agosto, no interior da delegacia de polícia na cidade de Nova Lima envolvendo um policial civil e um repórter da rádio Itatiaia. Será instaurado o procedimento disciplinar na corregedoria, para investigar a transgressão praticada pelo agente público. Quanto à investigação criminal, a vítima foi encaminhada ao IML para exames. É necessário, entretanto, que a vítima se dirija à delegacia e ofereça representação, tendo em vista a natureza do crime, lesão corporal. A Polícia Civil de Minas Gerais reforça que não compactua com quaisquer desvios de conduta de seus servidores. E, como órgão garantidor de direitos constitucionais, assegura o livre exercício da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão”, disse.

Nota de repúdio da Itatiaia

A Itatiaia repudia com veemência a agressão sofrida pela nossa reportagem no exercício da profissão, na noite do último sábado (27).

Fomos todos agredidos, na pessoa de um dos nossos repórteres, enquanto fazíamos o nosso trabalho, de acompanhar uma denúncia de importunação sexual contra uma menina de 13 anos, registrada pela PM.

A agressão física e o confisco do material de trabalho do nosso colega de trabalho ocorreu quando esperávamos e insistíamos para ouvir o outro lado, prática indelével do jornalismo ético da Itatiaia.

A Itatiaia não vai se calar, se intimidar por nenhum tipo de ameaça.

Nós sempre fomos a voz da população e quando somos vítimas de violência dentro de uma delegacia, nos colocamos no lugar dos cidadãos comuns que não têm microfones para tornar público eventuais abusos do tipo.

Em nome disso, deixamos o nosso grito, nossa certeza de que o "isso não vai dar nada para mim" caberá cada dia menos em nossa sociedade.

Sim, somos todos passíveis das mesmas leis, somos todos cidadãos iguais que devem ser submetidos aos rigores da lei. Somos todos cidadãos com o direito de sermos protegidos dentro do local que simboliza a segurança pública, uma delegacia!

A Itatiaia não se cala e sempre gritará por Justiça.

Diretora de Jornalismo

Maria Claudia Santos