Sicoob
Breno
Ótica santa luzia
Rodas
Gráfica
Giro Luvas
RR MÍDIA 3
RR 2023 02
Ótima
Optima seguros
Pontual
Loc moral 3
Chama!!!
Loc moral
Quality
Forte vidros
Patente
Ramses
comunicação

Sabe o que é TBT? Conheça essa e mais 6 gírias de internet

Essas expressões podem facilitar a comunicação online

02/09/2022 09h02
Por: Redação

Com Itasat

Você já deve ter visto a sigla TBT por aí e até ficado sem entender o que significa, não é mesmo? Bom, trata-se da abreviação de "Throwback Thursday" — algo como "retorno de quinta-feira" ou “quinta-feira da nostalgia”, em tradução livre. É utilizada como hashtag (#TBT) para acompanhar a republicação de fotos de bons momentos passados na infância, em viagens ou outras ocasiões especiais.

O termo se popularizou e virou hashtag no Instagram por volta de 2012, mas existe desde 2006. O site Know Your Meme conta que ele surgiu em um blog americano especializado em tênis, que publicava fotos antigas do calçado às quintas-feitas em uma seção chamada ThrowbackThursday.

E há quem trate o assunto com muita seriedade. Nos EUA, há até regras para usar o #TBT:

*as imagens devem ter pelo menos cinco anos;

*não devem ser usadas imagens do verão passado ou da última semana;

*evite publicar várias imagens no mesmo dia com a hashtag: uma ou duas fotos por semana são suficiente.

Se quiser usar o conceito para publicar em outros dias da semana, há mais opções de hashtags. Para a quarta-feira, por exemplo, existe a Wayback Wednesday (quarta-feira lá do passado) e para a sexta-feira serve a Flashback Friday (sexta-feira do flashback). Essas não são, porém, as únicas gírias comuns do ambiente digital. Veja, a seguir, mais algumas!

1. S2

Bastante antiga, essa sigla representa um coração. É usada para indicar que se amou algo. Na vida real, tem uma versão feita com as mãos, que ganhou o apelido de "coramão".

2. Stalkear

Stalker é o indivíduo que persegue alguém de maneira obsessiva. Na internet, stalkear (o uso do termo em forma de verbo no português), em geral, significa espionar as redes sociais de alguém quando se tem interesse nele. É preciso, entretanto, evitar a fixação.

3. Crush

O crush é aquele colega ou vizinho que atrai seu interesse amoroso. Essa gíria foi iniciada nas redes sociais, mas atualmente já faz parte da cultura popular. E, com isso, muita gente stalkeia o crush online.

4. SLC

SLC é a sigla para "você é louco", quando se quer expressar indignação ou surpresa. É muito usada por jovens no WhatsApp e no Twitter.

5. Shippar

Com origem na palavra inglesa "relantionship", que significa relacionamento, shippar é torcer para que duas pessoas que você gosta e acredita que combinam fiquem juntas – ou fazer algo para que isso ocorra. Era uma forma de torcer pela formação de casais em novelas, séries e filmes, mas já é bastante usada no WhatsApp e em outras plataformas para pessoas comuns.

6. Spoiler

Vindo do verbo em inglês "to spoil", que significa estragar, spoiler passou a ser usado para designar pessoas que contam detalhes de episódios de séries e cenas de filmes. Além disso, serve para antecipar que algo ruim vai acontecer.