Quality
Loc moral 3
Ramses
Ótima
Pontual
Loc moral
Ótica santa luzia
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Optima seguros
RR 2023 02
Breno
Gráfica
Patente
Forte vidros
Sicoob
Rodas
operação do exército

Operação israelense na Cisjordânia mata um palestino e fere 16

O homem assassinado como Mohamad Sabaaneh, que foi atingido por um tiro na cabeça

06/09/2022 09h21
Por: Redação

Com Itasat

Um palestino morreu e 16 ficaram feridos nesta terça-feira (6), em uma operação do exército israelense em Jenin, na Cisjordânia ocupada, que pretendia destruir a residência do autor de um ataque fatal em abril em Tel Aviv, anunciou o ministério palestino da Saúde.

"Um mártir de 29 anos e 16 pessoas feridas por tiros ou estilhaços após a agressão israelense em Jenin", afirmou o ministério em um comunicado.

Fontes médicas e das forças de segurança identificaram o homem assassinado como Mohamad Sabaaneh, que foi atingido por um tiro na cabeça.

Durante a noite, o exército israelense anunciou uma operação em Jenin para destruir a residência do autor de um atentado que deixou três mortos em 7 de abril em Tel Aviv.

O atentado foi executado por Raed Hazem, um palestino "sem vínculo conhecido" com algum grupo armado, segundo o serviço de inteligência de Israel, e que foi morto pela polícia após uma perseguição pelas ruas de Tel Aviv.

De meados de março até o início de maio, 19 pessoas morreram em uma onda de ataques contra israelenses, em particular na região de Tel Aviv.

Alguns ataques foram executados por árabes-israelenses ligados ao grupo Estado Islâmico (EI) e outros por palestinos, alguns deles procedentes de Jenin, reduto das facções armadas no norte da Cisjordânia.

Em resposta aos ataques, o exército iniciou a operação "Break the wave", com várias incursões na Cisjordânia, em particular nos setores de Jenin e Nablus, cidade do norte deste território ocupado por Israel desde 1967.

"No âmbito da operação, quase 1.500 pessoas que eram procuradas foram detidas e centenas de ataques foram evitados", afirmou na segunda-feira o comandante do exército israelense, Aviv Kohavi.

Ele acrescentou que as forças de segurança da Autoridade Palestina, liderada por Mahmud Abbas são "incapazes" de controlar certas áreas da Cisjordânia.