Com Itasat
O governador Romeu Zema (Novo) lidera as intenções de voto na corrida pelo governo de Minas e, se a eleição fosse hoje, ele seria reeleito já no primeiro turno.
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, Zema tem 47% das intenções de voto. Ele oscilou um ponto positivo em relação à pesquisa anterior, em 22 de agosto.
O segundo colocado é o ex-prefeito de BH e candidato do PSD, Alexandre Kalil, que aparece com 28% da preferência dos entrevistados. Ele cresceu quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa.
O candidato do PL, senador Carlos Viana, aparece em terceiro, com 2% das intenções de voto. Ele perdeu quatro pontos percentuais em comparação com a pesquisa de agosto.
Outros candidatos somados tiveram 4% das intenções de voto. A pesquisa apontou que 11% dos entrevistados ainda estão indecisos em relação ao voto para governador e 7% afirmaram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos.
Avaliação e rejeição
A avaliação positiva do governo Zema melhorou no último mês, passando de 48% para 52%. Para 31% dos entrevistados a gestão Zema é regular. E apenas 10% afirmaram rejeitar o atual governador.
Para 69% dos entrevistados pela Quaest, Zema merece se reeleger; 23% afirmaram que o governador não merece um novo mandato; e 8% não souberam opinar.
O ex-prefeito Alexandre Kalil, de acordo com o levantamento, é o candidato com maior taxa de rejeição entre os eleitores mineiros: 33% afirmaram não votar em Kalil. A rejeição de Zema é de 27% e de Viana é de 20%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas entre os dias 3 e 6 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado de Minas Gerais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-09401/2022 e BR-06180/2022.