Com Itasat
A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), declarou nesta segunda-feira (12), apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a corrida ao Palácio do Planalto.
“Estamos vivendo um momento relevante para nosso país. Estamos vivendo um reencontro político e programático”, disse Marina. Ela afirmou que do ponto de vista pessoal, nunca esteve distante do ex-presidente Lula.
“Temos um quadro grave político, econômico, social e ambiental do nosso país. Temos uma ameaça, que considero a ameaça das ameaças, a ameaça à nossa democracia. Sempre que estamos diante de propostas e atitudes que constituem a possibilidade da banalização do mal, homens e mulheres se unem para salvaguardar o que está acima de nós. Acima de nós está a democracia”, afirmou Marina.
O ex-presidente Lula comemorou o apoio da ex-ministra e disse que a aliança representa um reforço para os grupos democráticos do Brasil. “Quero dizer para a companheira Marina que hoje é um dia histórico para o PT e para nossa candidatura e para quem sonha em fortalecer a democracia no nosso país”, afirmou.
Rompimento
Em maio de 2008, Marina Silva pediu demissão do ministério do Meio Ambiente do governo Lula, e se desfiliou do PT. Ela não concordou com medidas incluídas no Plano Amazônia Sustentável e teve divergências com ministros do governo petista.
As rusgas de Marina com Lula já haviam aumentado desde 2007, quando integrantes do Ministério do Meio Ambiente denunciaram certa pressão para que fossem concedidas licenças para as obras do PAC. Marina chegou a colocar o cargo à disposição, mas acabou permanecendo no governo.