Espetbet três
RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Chama!!!
Loc moral 3
Espetbet 6
Espetbet 4
Breno
Loc moral
Ótima
Espetbet 1
Gráfica
Optima seguros
Giro Luvas
Ramses
Espetbet
Rodas
Espetbet dois
Noral
Escritório Jucema
Câmara dos Deputados

Comissão de Finanças aprova projeto que prioriza compra de alimentos da agricultura familiar pelo SUS

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Pinheiro apresentou emenda para evitar compra por preços acima do mercado A Comissão de Finanças e Tributação d...

25/11/2022 10h05
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Pinheiro apresentou emenda para evitar compra por preços acima do mercado - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Pinheiro apresentou emenda para evitar compra por preços acima do mercado - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3663/20, que determina que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) devem priorizar a compra de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares, pescadores artesanais, silvicultores e extrativistas.

Pelo texto, o poder público apoiará a produção e a regularização sanitária dos gêneros alimentícios adquiridos. Regulamentação posterior poderá estabelecer percentuais mínimos de aquisição.

A proposta é da deputada Professora Dayane Pimentel (União-BA) e altera a Lei Orgânica da Saúde. O relator do texto na comissão, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), deu parecer favorável.

“Do ponto de vista dos fornecedores, a abertura dessa possibilidade vai ao encontro de suas necessidades econômicas, em contexto de recrudescimento da pandemia de Covid-19 e consequente retração de atividades que comumente absorvem a produção, como restaurantes e hotéis”, disse Pinheiro.

O relator apresentou uma emenda para determinar que a compra dos produtos deverá observar o menor preço obtido em processo licitatório. A medida visa evitar a compra por preços acima do mercado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O texto já foi aprovado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Seguridade Social e Família.