Ramses
Agro loc
Loc moral
Digital Graph
Loc moral 3
Agrotop Novo
Espetbet três
Dinheiro por Jóias
Homeopatia São Lucas
Forte vidros dois
Espetbet 4
Clinica Dois
Cooperlíder Proteção Veicular
Ronaldo Cardans
Sicoob
Carioca
Espetbet 6
Espetbet dois
Chama!!!
Quality Optcas
Arnaldo Radiadores
Otica Santa Luzia
Espetbet 1
Loctem dois
Auto Rodas
Ótica Pontual
Breno Campolina
Ótima
Escritório Jucema
Espetbet
Torneamento São Geraldo
Câmara dos Deputados

Comissão de Finanças aprova projeto que prioriza compra de alimentos da agricultura familiar pelo SUS

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Pinheiro apresentou emenda para evitar compra por preços acima do mercado A Comissão de Finanças e Tributação d...

25/11/2022 10h05
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Pinheiro apresentou emenda para evitar compra por preços acima do mercado - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Pinheiro apresentou emenda para evitar compra por preços acima do mercado - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3663/20, que determina que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) devem priorizar a compra de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares, pescadores artesanais, silvicultores e extrativistas.

Pelo texto, o poder público apoiará a produção e a regularização sanitária dos gêneros alimentícios adquiridos. Regulamentação posterior poderá estabelecer percentuais mínimos de aquisição.

A proposta é da deputada Professora Dayane Pimentel (União-BA) e altera a Lei Orgânica da Saúde. O relator do texto na comissão, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), deu parecer favorável.

“Do ponto de vista dos fornecedores, a abertura dessa possibilidade vai ao encontro de suas necessidades econômicas, em contexto de recrudescimento da pandemia de Covid-19 e consequente retração de atividades que comumente absorvem a produção, como restaurantes e hotéis”, disse Pinheiro.

O relator apresentou uma emenda para determinar que a compra dos produtos deverá observar o menor preço obtido em processo licitatório. A medida visa evitar a compra por preços acima do mercado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O texto já foi aprovado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Seguridade Social e Família.