O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou na manhã desta segunda-feira, em reunião com empresários na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que estuda a possibilidade de aliviar a conta de água e adiar o pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos comerciantes que tiveram prejuízo com as chuvas no estado.
“Até amanhã (4) nós daremos uma posição [sobre o ICMS]. Não temos como tirar, mas temos como facilitar, prolongar o pagamento, o que dá um alento a esses empresários afetados”, disse o governador. Com relação às contas de água, uma análise do Conselho de Administração será feita. “Todos tiveram um gasto adicional para limpar os estabelecimentos.”
Os empresários apresentaram um estudo, feito com comerciantes da capital mineira, que aponta média de prejuízo superior a R$ 16 mil. Os números tiveram como base 2,5 mil estabelecimentos.
Conforme Zema, também é analisada a disponibilidade de linhas de crédito, junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com prazo maior para que empreendedores tenham condição de repor o que foi perdido. “Também solicitamos à Caixa e ao Banco do Brasil”, completa.