Dois novos projetos de reparação vão começar a ser executados em Caetanópolis – um dos 26 municípios da Bacia do Paraopeba considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. Em uma das iniciativas, a prefeitura municipal vai receber dois veículos para melhoria da coleta de resíduos sólidos; na outra, será implantado um sistema de drenagem pluvial (água de chuva) em dois bairros da cidade.
Os projetos serão custeados com recursos do Termo de Medidas de Reparação, e foram definidos após a consulta popular realizada dentro do Anexo I.3 . As ordens de início foram emitidas nesta semana pelos compromitentes – Governo de Minas , Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG).
A execução é de responsabilidade da Vale. O processo de reparação socioeconômica (Anexos I.3 e I.4) é acompanhado pela auditoria independente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob fiscalização dos compromitentes.
No primeiro projeto, a Vale tem prazo de sete meses para adquirir e entregar ao município dois caminhões coletores e compactadores de resíduos sólidos urbanos. O investimento previsto de R$ 1,33 milhão.
A segunda iniciativa, prevê que a mineradora implante um sistema de drenagem pluvial urbana nos bairros Mangueiras e Nossa Senhora das Graças. A medida pretende proporcionar uma solução definitiva para o escoamento das águas da chuva, evitando inundações e danos causados na região. O valor previsto para o projeto é de R$ 11,38 milhões, e o prazo estipulado para conclusão é de um ano e três meses.
O município de Caetanópolis conta, atualmente, com sete projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução. Agora, vão ser nove realizados na cidade. O andamento dos projetos em Caetanópolis está disponível no portal da FGV .
A reparação socioeconômica é uma das frentes do Acordo Judicial que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. Todas as ações de reparação podem ser acompanhadas no portal www.probrumadinho.mg.gov.br .