Ramses
Sicoob
Forte vidros
Optima seguros
Chama!!!
Ótima
Loc moral
Loc moral 3
Ótica santa luzia
Quality
RR 2023 02
Patente
RR MÍDIA 3
Pontual
Gráfica
Giro Luvas
Rodas
Breno
Tecnologia

Mercado tech: é possível atuar em TI sem saber programar

Com altos salários e ampla procura, funções de designer UX UI e product management se destacam

24/01/2023 13h30
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
 Pexels
Pexels

Um novo ano começa e com ele muitas pessoas passam a procurar por novos caminhos e oportunidades profissionais. Entre as áreas mais promissoras para 2023, o setor de TI ganha destaque. No entanto, muitos talentos em potencial deixam de investir na área por ??acreditarem em falsos estereótipos sobre esse mercado, é isso o que explica uma das maiores edtechs do Brasil, a Cubos Academy.  

Ao contrário das informações que constam no imaginário popular, a área de Tecnologia da Informação engloba diversas funções, para se aventurar nesse segmento, não é imprescindível saber programar, ser um gênio de exatas ou executar apenas tarefas operacionais. 

Um dos maiores desafios do mercado é atrair novos profissionais para ?preencher?? ?as inúmeras vagas disponíveis. Até 2024, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o setor deve demandar cerca de 420 mil profissionais. Diante disso, cabe aos especialistas que já estão na área ?desmistificar??em os estereótipos que afastam diversos perfis que podem se desenvolver em diferentes áreas do segmento de TI. 

De acordo com José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy, a área de TI está em constante movimento, o que favorece a consolidação de novas habilidades e cargos que fogem da tradicional programação. 

‘’Existe um movimento muito forte de procura por profissionais da área de design UX/UI e product management, por exemplo. Ambas as funções não exigem que o profissional saiba programar, embora seja sim um diferencial. No entanto, para esses cargos, outras skills ganham destaque’’, explica Júnior.  

O designer UX/UI é o responsável pela experiência e pela parte visual de um site ou aplicativo, para isso, é necessário que o especialista entenda os objetivos estratégicos do negócio, de forma que a identidade visual da interface converse com o público-alvo do cliente.  

Já o product management é o encarregado pelas etapas de desenvolvimento dos produtos de uma empresa. Ou seja, essa pessoa é quem planeja e executa a estratégia por trás do produto, estabelecendo suas funcionalidades e viabilizando o acesso aos recursos necessários para a sua produção.  

‘’De acordo com o Vagas, a média salarial para um designer UX/UI é de R$ 4.552, e a remuneração para product management é de R$ 7.924. Ambas as funções contam com uma projeção de crescimento ?e???m ???alta e uma disposição de vagas bastante positiva para os que querem ingressar nas áreas’’, compartilha o CEO.  

E ainda para os que consideram entrar para a área de TI por meio dos caminhos mais ‘’tradicionais’’, aprender a programar não exige muito conhecimento em matemática. Outras habilidades são consideradas diferenciais significativos pelas empresas, como as soft skills, por exemplo.  

De acordo com o panorama produzido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), as características mais valorizadas pelo mercado de TI são: resolver problemas (90,8% dos respondentes), seguida por trabalho em equipe (78%) e proatividade (68%). 

‘’Basicamente, para programar só é necessário dominar regra de três e lógica. Ou seja, não é preciso ser um prodígio de exatas. Além disso, outras habilidades mais relacionais são vistas ?como?? um grande atrativo para o mercado. Ou seja, todos podem aprender a programar e caso não queiram, ainda existe muito espaço no mercado de TI para alavancar a carreira em outras frentes para além dos códigos’’, finaliza Júnior.