RR 2023 02
Giro Luvas
RR MÍDIA 3
Loc moral 3
Breno
Pontual
Loc moral
Quality
Chama!!!
Optima seguros
Ramses
Ótima
Rodas
Patente
Gráfica
Sicoob
Ótica santa luzia
Forte vidros
Câmara dos Deputados

Projeto inclui os supervisores das secretarias de Educação nas regras de aposentadoria especial

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Deputado Pompeo de Mattos, autor da proposta O Projeto de Lei 2709/22 inclui no rol de profissionais da educ...

25/01/2023 13h40
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputado Pompeo de Mattos, autor da proposta - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Deputado Pompeo de Mattos, autor da proposta - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 2709/22 inclui no rol de profissionais da educação com direito à aposentadoria especial os supervisores que atuam nas secretarias municipais e estaduais de Educação no suporte pedagógico às escolas. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

“O direito à aposentadoria especial foi estendido aos diretores e supervisores das escolas, mas não aos supervisores nas secretarias de Educação”, afirmou o autor da proposta, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). “Isso desestimula esses profissionais, penalizados com tempo diferenciado de aposentadoria”, avaliou.

Após a reforma da Previdência Social em 2019, a aposentadoria especial no magistério (apenas ensino infantil, fundamental e médio) prevê idade mínima de 60 para homens e de 57 para mulheres. Para os servidores públicos em geral, a idade mínima exigida é de 65 anos para os homens e de 62 anos para mulheres.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.