Loc moral
Patente
Quality
Breno
Chama!!!
Ótica santa luzia
Loc moral 3
Forte vidros
Gráfica
Ótima
Rodas
RR MÍDIA 3
Pontual
RR 2023 02
Giro Luvas
Optima seguros
Ramses
Sicoob
Minas Gerais

Rompimento em Brumadinho completa quatro anos com homenagens às vítimas e continuidade nas buscas por três joias

Familiares das vítimas soltaram balões e acenderam sinalizadores de fumaça em ato solene próximo ao letreiro do município

25/01/2023 21h15
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Comitê Pró-Brumadinho / Divulgação
Comitê Pró-Brumadinho / Divulgação

O dia 25 de janeiro deste ano foi marcado por homenagens à memória das vítimas do rompimento das barragens BI, B-IV e B-IV-A da Vale, em Brumadinho, há exatos quatro anos. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas - duas estavam grávidas.

Nesta quarta-feira, no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o momento de maior comoção foi marcado pela reunião de familiares das pessoas atingidas em uma tradição que vem ocorrendo, desde o rompimento, no dia 25 de cada mês. No horário em que a barragem se rompeu - às 12h28 - balões foram soltos e sinalizadores de fumaças foram acesos, em respeito e reverência aos entes queridos.

Mais cedo, às 11h30, um ato solene no letreiro de Brumadinho contou com outdoor com os nomes das 272 joias, apresentações musicais e falas da diretoria da Associação dos Familiares de Vítimas dos Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum) e de outros familiares. O  Comitê Gestor Pró-Brumadinho  também esteve representado.

Mais homenagens

Na terça-feira (24/1), outra ação relacionada foi a realização do seminário "4 anos da tragédia-crime e os impactos em Brumadinho e em outros municípios mineradores". O comitê gestor participou da mesa de abertura do evento.

Destaque, ainda, para outras iniciativas no período, como uma carreata pelas ruas do município, também na terça-feira, e, um pouco antes, no fim de semana, o evento '1º Pedal - Memory Day" que reuniu ciclistas em um percurso até o distrito de Córrego do Feijão.

Acordo de Reparação

Além de 272 vidas perdidas, o  rompimento da barragem da Vale S.A. em Brumadinho  gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. Na busca por uma reparação destes danos coletivos e uma compensação à sociedade mineira, os compromitentes –  Governo de Minas , Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal e  Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG)  – assinaram, em 4 de fevereiro de 2021, com a compromissária, Vale, um  Acordo Judicial de Reparação

Investigação e processo

Forças de Segurança do Governo do Estado seguem empenhadas em dar uma resposta aos familiares e à memória de seus entes queridos.