Forte vidros
Rodas
Quality
Sicoob
Loc moral
Chama!!!
Loc moral 3
Gráfica
Breno
Giro Luvas
Pontual
Optima seguros
Ótica santa luzia
Ótima
Ramses
RR 2023 02
Patente
RR MÍDIA 3
Tecnologia

Começa primeiro treinamento Furukawa para pessoas com deficiência intelectual

Instituto La Bruma, Primeira turma do curso Fibras Ópticas começa em fevereiro no localizado no interior paulista

30/01/2023 17h25
Por: Redação
Fonte: Agência Dino

O Instituto La Bruma, Centro de Treinamento credenciado Furukawa voltado exclusivamente para pessoas com algum tipo de deficiência intelectual, irá iniciar em fevereiro a primeira turma do curso Fibras Ópticas, que já tem cinco alunos inscritos - quatro com autismo e um com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Localizado no município de Américo de Campos, no interior paulista, o Instituto La Bruma foi certificado pela Furukawa em 2022, após o sucesso de uma ação de responsabilidade social conduzida pela empresa em parceria com essa instituição especializada em atender pessoas com necessidades especiais, por meio de métodos terapêuticos baseados na utilização de cavalos e de kits de Lego.

A partir deste ano, o instituto passa a oferecer, gratuitamente, os cursos profissionalizantes da Furukawa na área de redes, que serão ministrados por voluntários capacitados pela empresa. “Promover a inclusão social é uma forma de contribuir para um mundo melhor”, afirma Fernanda Oliveira, da área de Treinamento da Furukawa. “Com essa iniciativa, nosso objetivo é proporcionar às pessoas atendidas pelo Instituto La Bruma a oportunidade de estudar e seguir uma carreira profissional na área de tecnologia”, enfatiza.

É o caso dos jovens Carlos Henrique Rocha e Gabriel Vieira, que estão com o instituto há cerca de 5 anos e conquistaram certificações profissionais Furukawa em vários cursos na área de redes FTTx. Carlos Henrique tem paralisia cerebral e concluiu no final de 2021 sua formação como técnico em mecatrônica; Gabriel tem síndrome de Asperger e formação como técnico em informática - ambos pelo Instituto Federal de Votuporanga.

“Os cursos e certificações obtidas trouxeram uma nova perspectiva de vida para o Carlos Henrique e o Gabriel, que ganharam autoconfiança e estímulo para continuar estudando e desenvolver uma carreira profissional”, conta Rodolfo Vera, fundador e presidente do Instituto La Bruma. No ano passado, os dois jovens iniciaram curso superior na área de tecnologia: Carlos Henrique para tecnólogo em Redes de Computadores, na Universidade do Norte do Paraná (Unopar), e Gabriel para bacharel em Sistemas de Informação, no Instituto Federal de Votuporanga.

Segundo o presidente do instituto - que já trabalhou na Furukawa -, existem vários provedores de internet na região de Américo de Campos que enfrentam o problema da falta de mão de obra qualificada na área de redes de comunicação. “A Furukawa é referência nessa área e os cursos oferecidos aos jovens atendidos no Instituto La Bruma irão contribuir para atender à demanda desse mercado na região”, ressalta Rodolfo Vera.