A Obra Bar Dançante, localizada na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi interditada temporariamente pelo Corpo de Bombeiros na madrugada deste sábado (8). A assessoria de imprensa da corporação informou que o estabelecimento não tinha 'nenhum nível de segurança'.
A vistoria faz parte de uma força tarefa preventiva com foco em casas noturnas, iniciada na noite de sexta-feora (7) e que vai prosseguir na próxima semana. Outros estabelecimentos além do A Obra foram fiscalizados. Até o fechamento desta reportagem, a corporação não havia informado se outras casas haviam sido interditadas. Os dados serão compilados e divulgados pelos bombeiros ao fim da operação.
Por meio de nota, os bombeiros destacaram que o A Obra apresenta problemas nas saídas de emergência e na iluminação de emergência, além de não ter apresentado o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Diante disso, os militares que atenderam a ocorrência constataram situação de risco iminente, com base na legislação estadual.
As rotas de saída em um eventual acidente levaria o público para dentro do estabelecimento, passando por uma garagem coberta, com acesso por meio de um portão acionado somente por controle remoto, segundo os militares.
A escada e a porta da entrada principal também contraria o previsto pela lei, segundo os militares.
Outras irregularidades apontadas pelos oficiais se referem às placas de orientação, que estariam em número insuficiente, e à fiação, que estaria exposta na alimentação à luminária de emergência.
Sobre o horário da inspeção de rotina, no período da madrugada, os bombeiros informaram que as fiscalizações geralmente acontecem nos horários de funcionamento dos estabelecimentos, para atestar itens como a lotação do espaço.
Resposta
Segundo o estabelecimento, o bar recebeu uma "vistoria de emergência" por volta das 3h, e, apesar de estar com toda a documentação de segurança em dia, a Saída de Emergência foi lacrada.
"A equipe do Corpo de Bombeiros chegou na A Obra Bar Dançante aproximadamente às 3h deste sábado, e mesmo conferindo toda a documentação já aprovada pela corporação, decidiu por lacrar a Saída de Emergência da casa, inviabilizando imediatamente o funcionamento da casa", informou.
"A Obra Bar Dançante funciona ininterruptamente há 22 anos no mesmo endereço e sempre respeitou todas as medidas de segurança necessárias para a sua operação, inclusive ostentando na porta de entrada para vistoria de todo o público que estamos em dia com Alvará de Funcionamento, Plano de Incêndio, Saídas de Emergência, Sinalização e Equipamentos de Segurança, Laudo Técnico aprovado pelo CREA, certificado de treinamento da Brigada de Incendio e seguro contra quaisquer eventualidades", concluiu.
A danceteria permanece temporariamente interditada.