Forte vidros
Breno
Rodas
Sicoob
Patente
Quality
Ótima
Pontual
Ótica santa luzia
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Ramses
Loc moral
Giro Luvas
Gráfica
Optima seguros
RR 2023 02
Chama!!!
Minas Gerais

Atividades gratuitas do Atrium da Liberdade serão promovidas até terça-feira (21/2)

Praça da Liberdade, em BH, será local de acolhida, convívio e descanso no período

17/02/2023 12h10
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Léo Bicalho / Secult
Léo Bicalho / Secult

Pela primeira vez, a Praça da Liberdade terá espaço para momentos de descanso, recuperação das energias e convívio durante o Carnaval. E mais: trará o lado mais lúdico e cultural da festa. Essa é a grande novidade da programação carnavalesca em Minas Gerais neste ano: o Atrium da Liberdade.

A iniciativa integra o programa Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS) . Grupos afro são destaque da programação, ensinando consciência corporal, samba, amarração de turbante, maquiagem e pintura corporal.

Mestre Jackson Nunes, um dos fundadores do Olodum, vem de Salvador mostrar a força e a história do tambor. Cozinha show com pratos da culinária mineira serão preparados ao vivo e distribuídos aos foliões.

Para as crianças, o Bloquim Du Bem vai propor diversas ações  e, em parceria com o LuGar de Brincar - academia especializada em atendimento a crianças autistas, com síndrome de down, paralisia cerebral, hidrocefalia e neurotípicas – o Atrium da Liberdade propõe um espaço de inclusão e acolhimento para que os pequenos possam curtir o Carnaval. Redes, pufes, cangas e água fresca estarão à disposição do público. Desfiles de pets fantasiados, de carros de bebê alegóricos, de pessoas da melhor idade, de drag queens e muitas outras atividades prometem alegrar os quatro dias de festa, começando neste sábado (18/2) e seguido até terça-feira (21/2), com acesso gratuito, a partir das 8h. 

“Vanguarda. Essa é a palavra que melhor define o Carnaval de BH e, do qual o Carnaval da Liberdade se inspirou. Vanguarda, pelo nascimento espontâneo dos blocos, conectados com a arte contemporânea da música, da pintura, da estética da batida. Vanguarda pelo modo misturado que ele proporciona. Misturar e promover o conhecimento e o respeito a todas as formas de vida. Periferia, centro, favelas. Negros, brancos, índios, crianças. Todas as tribos em grupos, mas unidas numa imensa celebração da cultura da paz. A Praça da Liberdade será um local de acolhida, de convívio, de descanso durante os dias de Carnaval”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, sobre o Atrium da Liberdade.

Representatividade

Com foco na representatividade, o Carnaval da Liberdade vai promover vivências e demonstrações de amarração de turbante, com Bloco Magia Negra e Ori Samba, pintura corporal com a professora Yulia, e customização de roupas de Carnaval. A atividade é organizada pelos Blocos Afro de BH, que vão convidar outros grupos afro para ministrarem as oficinas em conjunto. “Arte Negra. O Atrium da Liberdade terá nas oficinas, curso e espetáculos com a participação majoritária dos artistas negros dos blocos afro de BH. Um reconhecimento da importância desses grupos para o Carnaval da capital”, afirma o secretário Leônidas Oliveira.

Outra contribuição da arte negra será a vivência coletiva do Mestre Jackson Nunes, que fará uma demonstração emocionante do início da festividade no Brasil, marcada pela contribuição de matriz africana. Ele é considerado um dos precursores do “samba-reggae” e responsável pela criação, evolução e conservação dos ritmos importantes do Olodum, Muzenza, Araketu e Ilê Aiyê, bem como da batida afro baiana, intitulada de “Axé Music”.

O Atrium da Liberdade integra o programa Carnaval da Liberdade realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). Conta com o patrocínio da Gasmig e apoio da Copasa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A produção é da Nossa Produtora.

Relaxamento  

O Atrium da Liberdade vai ser uma grande área de descompressão, inclusiva e representativa, dentro da maior festa popular do país. Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da FCS, a criação desse espaço é fundamental para que a população belo-horizontina se sinta acolhida durante a folia. “Transformar a Praça da Liberdade em um ambiente que abraça ainda mais a diversidade, o respeito e o carinho pela população mineira, especialmente durante o período de maior efervescência e celebração do país, é uma ação mais do que necessária. Esse espaço, já tradicional no coração dos mineiros, pode e deve ir além, proporcionando aos visitantes uma variedade de atrações inclusivas, com áreas e atividades para recarregar as energias, sempre com muita arte e aprendizado”, celebra. 

Conforto e segurança - Sombra e água fresca

Para hidratar e dar maior conforto aos foliões, a Copasa instalará pontos de distribuição de água potável por meio do Pipinha – veículo utilizado para distribuição de água. Nos momentos de descanso e pausa, serão instalados no entorno da Praça da Liberdade, em frente aos equipamentos culturais, lounges com redes, pufes e cangas, proporcionando uma área exclusiva para encontros e relaxamento.    

Os locais também serão equipados com mesas e cadeiras, guarda-sóis, grama sintética e ventiladores. Esses locais também vão servir de ponto de informação para orientar sobre os blocos de rua, campanhas de conscientização e entregas de saco de lixo (pessoas e pet). 

A inciativa integrará a Praça da Liberdade ao Carnaval da cidade, com segurança ao patrimônio e oportunidade para os foliões recarregarem as energias.

“A Praça da Liberdade é a sala de estar de Minas Gerais. É muito difícil não trazê-la para o Carnaval. Estou chamando esse espaço de Atrium da Liberdade, porque o ‘atrium’ historicamente significa lugar de descanso. Na arquitetura moderna e contemporânea nós podemos relacioná-lo aos lounges. Então, a ideia é que as pessoas venham, possam se sentar, ter ali alguns pratos da cozinha mineira e participar de várias outras atividades para todas as idades. Ou seja, será um ambiente para os visitantes e foliões se recuperarem dos excessos do Carnaval com uma programação alternativa também”, detalha o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.    

Atrações culturais e espaços para bem-estar  

O Atrium da Liberdade será palco dos Desfiles Liberdade atração para todas as idades. Concursos serão promovidos na página do Instagram do Carnaval, com o objetivo de divulgar as fantasias dos foliões, que concorrerão ao título de Melhor Fantasia 2023, em diferentes categorias. Para participar, basta postar foto tirada em frente aos painéis que serão instalados na Praça com a hashtag #CarnavaldaLiberdade. Os desfiles acontecerão sempre às 10h, e os vencedores em categorias como criança, adulto, melhor idade edrag queenserão conhecidos e premiados no último dia da folia, em um novo desfile, às 16h.

Da infância à terceira idade, performances teatrais, circenses e oficinas diversas serão realizadas nas fachadas dos equipamentos culturais. A presença de DJs será contínua, ambientando o espaço com música lounge. Estarão presentes os DJs Felipe Reis, Bill, Ju Carvalho, Cumpadre, Zubreu e Aida.

Bem-estar corporal e samba no pé

Espaços para cuidar do bem-estar corporal não ficam de fora da programação. Serão ofertadas aulas de alongamento e ginástica para relaxamento e descontração muscular, de sábado até segunda-feira, sempre às 8h. As vivências de alongamento “Consciência e Corpo Oralidade” serão ofertadas pelos professores Camilo Gan e Kutaya, do Bloco Magia Negra, na Alameda da Segurança em frente ao Iepha-MG .      

Além do relaxamento, aulas de dança serão ministradas para animar o corpo e proporcionar o aprendizado de diversas coreografias carnavalescas. As escolas de samba Canto da Alvorada e Acadêmicos de Venda Nova ofertarão oficinas de como sambar, ensinado a todos a arte dessa dança. Elas vão ensinar passos básicos para os novatos e até mesmo mais complexos para quem já é do samba. Uma chance de colocar todo mundo para dançar na folia com muito molejo e descontração. O Bloco Magia Negra também apresentará ao público danças tradicionais do Carnaval, comandado pelo professor Kutaya, na Alameda da Educação em frente ao Memorial Minas Gerais Vale.

Para manter o visual sempre em alta, um camarim também será instalado para retoques e criações de maquiagens divertidas para a festa.   

Alimentação 

A alimentação, parte essencial para manter corpo e mente renovados para a folia, também será encontrada no Atrium da Liberdade. Uma área comfood trucksofertará aos presentes uma grande variedade de comidas energéticas. Durante todos os dias de evento serão realizadas aulas show, explorando a diversidade da culinária de Minas Gerais, com um cardápio especial elaborado pelos chefs Adilson Bicalho e Carol Fádel.

No Cozinha Show, uma diversidade de pratos, próprios para momentos em que o corpo está mais agitado com a festa e precisa recarregar as energias, serão preparados. Entre as opções do menu, estão apaellamineira, o feijão tropeiro, a moqueca mineira e o mexido. Os preparos serão serão ao vivo e o público poderá degustar de porções gratuitas, distribuídas no sábado, domingo e segunda-feira, às 11h, e na terça-feira às 11h e 15h.

Inclusão e diversidade  

Em parceria com o LuGar de Brincar - academia especializada em atendimento a crianças autistas, com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Hidrocefalia e neurotípicas – o Atrium da Liberdade propõe um espaço de inclusão e acolhimento para que os pequenos possam curtir o Carnaval com toda família, amigos e colegas. As atividades serão ofertadas por meio de brinquedos educativos e pedagógicos, “tinta sem sujeira”, instrumentos musicais e massinha de modelar. As crianças e pais trabalharão sua criatividade, raciocínio, socialização, afetividade e empatia, despertando novas formas de aproveitar o Carnaval.  O LuGar de Brincar acontece no domingo às 11h e na segunda-feira às 10h.

As atividades para a criançada não param por aí: o Bloquim Du Bem vai disponibilizar diversas atividades infantis, como contos carnavalescos, desfiles de carros de bebês alegóricos e a oficina “Sambaby”. O teatro infantil Gato Torto também fará parte da programação.

Carna Pet 

Para os animais de estimação, a Praça da Liberdade será espaço para um desfile mais que especial, no sábado, às 11h: os foliões poderão levar seus pets fantasiados para o Concurso CarnaPet, que irá eleger a melhor fantasia canina. Os jurados serão as crianças. Os três primeiros lugares receberão produtos para os pets.   

Segurança e atendimento médico   

Garantindo segurança e alegria aos foliões, as Forças de Segurança – nesta iniciativa, representadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – vão atuar de forma estratégica e incrementar a ação a partir do planejamento realizado no Carnaval da Liberdade. A Praça da Liberdade também será equipada com atendimento médico constante por meio de postos médicos e ambulâncias. Haverá também posto médico e ambulância à disposição de todos.

Clique aqui  para conferir, na íntegra, a programação gratuita do Atrium da Liberdade.