Com o objetivo de compartilhar projetos e experiências de trabalho, o Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, quarta edição, será entre os dias 28 e 30/3, no Palácio das Artes. São aguardados 2.260 inscritos, que participarão de programação diversa, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas.
O encontro é realizado pelo Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , juntamente com os parceiros Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).
Entre os principais escopos da inicitiva há divulgação de ações para geração de emprego e renda, estruturação, qualificação e profissionalização, além de viabilizar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.
Para o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o quarto Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais contribui para o fortalecimento e a construção coletiva das estratégias de gestão pública.
“A realização dos encontros com gestores marca um momento único no planejamento das ações da Secult. É quando nos reunimos para apresentar e avaliar os projetos mais recentes, além de oportunidade para anunciar novidades. O evento celebra a criatividade na gestão pública e aproxima gestores dos municípios e Estado, o que é fundamental para a compreensão das diferentes realidades. Essas trocas são necessárias para criarmos propostas mais qualificadas para a Cultura e o Turismo”, avalia Leônidas Oliveira.
Os encontros são, assim, oportunidade para estabelecer uma interação maior entre os municípios e Estado, fortalecendo os vínculos. Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as ações que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de conversas entre os gestores.
Programação
O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe série de atividades baseadas nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais. Uma programação diversificada e gratuita foi planejada para informar e contextualizar os planos e as políticas estaduais em vigor.
Na terça-feira (28/3), haverá palestra magna com o secretário Leônidas Oliveira e o diretor da Economia da Criatividade, José Junior. Na sequência, Oliveira reúne-se com a secretária-adjunta Milena Pedrosa, o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula, e o subsecretário de Cultura, Igor Arci.
Além disso, a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) fará a entrega do Selo Cidade Amiga do Audiovisual para mais de cem municípios que participaram do programa em 2022.
A chancela reconhece os munícipios que desenvolvem práticas para facilitar e atrair produções audiovisuais, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos.
Oportunidade
Na quarta-feira (29/3), estão previstas capacitações sobre captação de recurso e fomento, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Em seguida, especialistas do Instituto Plenum Brasil vão discorrer sobre o impacto da Nova Lei de Licitação e Contratos - Lei Nº 14.133/21 - nos setores de Cultura e Turismo dos municípios mineiros.
Paralelamente, na Sala Juvenal Dias, estão agendados painéis de Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos, com Samira Lamaita e Luís Carneiro (Secult) e Cozinha Mineira como Produto Turístico, com Petterson Tonini (Secult).
Também Painel interinstitucional: Carnaval da Liberdade - Orientação de como os municípios podem usar a experiência de articulação nos grandes eventos do calendário, com Sérgio de Paula e José Júnior (Secult), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Rede de Gestores.
Outra atividade importante será a troca de experiências por meio dos casos de sucesso: Rota de Ciclo Turismo, com José Augusto Sena (IGR Serras Verdes) e Região Pontal do Triângulo, Marinez Queiroz (Carneirinho, Limeira do Oeste e União de Minas); Céu de montanhas com Flávia Soares (Vale) e a Cozinha Contemporânea em Tiradentes, com Felipe Rameh (Tragaluz Restaurante Casa).
Economia
Integra ainda a programação da quarta-feira (29/3) a capacitação Elaboração de projeto: transformando ideias em ações com a superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva.
Na quinta (30/3), haverá o lançamento da Plataforma Integrada da Cultura – PIC e a palestra sobre Política municipal para promoção da criatividade, com o diretor da Economia da Criatividade, José Júnior, e o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim (Secult), no Grande Teatro.
A programação dá continuidade às mesas com o painel Planejamento Municipal e Regional, apresentado por Sérgio de Paula e Gabriela Ribeiro (Secult), Casos: Estruturação e Posicionamento do destino Coqueiral com Franciana de Assis, e Planejamento Estratégico do Circuito das Águas com Flávia Ribeiro.
Na Sala Juvenal Dias será apresentado o Painel: Promoção e Marketing de Destinos, com Natália Dornellas (Secult), Casos: Visite Beira Rio, com Silvia Cristiane (São Gonçalo do Abaeté) e Place Branding, com Fernanda Cunha (IGR Grutas e Mar de Minas).
Programação complementar
Na quinta-feira (30/3), os participantes do quarto Encontro poderão visitar os espaços que integram a Secult e fazem parte do Circuito Liberdade, mediante inscrição prévia. São eles Museu Mineiro/Reserva Técnica, Arquivo Público Mineiro e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, visita às áreas de guarda - coleções especiais.
Serviço
Encontro Gestores de Cultura e Turismo de MG
Data: de 28 a 30/3/2023 (terça a quinta-feira)
Local: Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte - MG.
Inscrições: neste link