Desde a última segunda-feira, 10, Sete Lagoas participa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer 18 salas de imunização para o público alvo da campanha que terá, neste sábado, 15, o “Dia D” com um plantão especial de 8h às 17h.
A campanha é dirigida a completar o esquema vacinal de crianças a partir de 5 anos, adolescentes e jovens até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo é atender quem ainda não foi vacinado ou está em atraso com alguma dose contra o sarampo.
Já o “Dia D” é uma grande oportunidade de verificar o cartão de vacinas e reforçar a proteção. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas desatualizados. “Neste sábado teremos 18 pontos de vacinação abertos. Uma estrutura especial para receber quem precisa da vacina. Precisamos atingir o maior número de pessoas”, explica o prefeito Duílio de Castro.
HORÁRIO E PRAZO
Até o dia 13 de março todas as 18 salas de vacinas localizadas em unidades da Atenção Primária estarão participando da campanha. O horário de funcionamento é de 8 às 16h, de segunda a sexta-feira. Para receber a dose da vacina é preciso apresentar o Cartão Vacinal e o documento de identidade.
A DOENÇA
O Sarampo é uma infecção viral que pode ser grave, principalmente em crianças. É uma doença altamente contagiosa transmitida principalmente através de gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro) e saliva. Seus sintomas típicos são febre, exantema ("pintinhas" vermelhas pelo corpo), conjuntivite, tosse e coriza. “Foram registrados casos recentes da doença no Brasil, por isso a imunização ganhou grande importância”, comenta o responsável pela Referência Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Guilherme Abreu Menezes.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Centros de Saúde: Santa Luzia, Santo Antônio, Várzea, São João, Orozimbo Macedo, Manoa, Montreal e Progresso.
UBS: Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale.
ESF: CDI 1, Catarina, Esperança, Eldorado, Alvorada, Fazenda Velha e Barreiro