A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já iniciou série de capacitações voltadas aos servidores das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
Na grade das ações, a SEE promoveu Formação de Rotinas Pedagógicas em março (dias 13 e 14, 20 e 21), destinada aos Especialistas da Educação Básica Coordenadores Gerais (EEBCG) do EMTI que atuam nas 721 escolas do estado com a modalidade.
A formação objetiva alinhar com os profissionais conceitos, princípios e instrumentos do modelo pedagógico utilizado nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Ao todo, 760 pessoas foram formadas entre especialistas de Educação Básica, coordenadores-gerais do EMTI, servidores responsáveis pelo EMTI das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e diretores escolares.
Alinhamento
Coordenadora do EMTI da SEE/MG, Claudia Maria da Silva Lobo pontuou que esse tipo de encontro é grande oportunidade de alinhamento entre órgão central e servidores. “A formação em Rotinas Pedagógicas tratou de relevante momento de formação continuada para os especialistas que assumiram as escolas de EMTI como coordenadores-gerais. Na oportunidade, alinhamos com estes servidores seus papéis e atribuições no processo de implantação e consolidação das ações e práticas educativas do modelo”, afirmou.
Cláudia Lobo explica que a formação é uma forma de garantir o cumprimento dos três eixos formativos propostos pelo programa: formação acadêmica de excelência, formação continuada e desenvolvimento de habilidades para o século 21. “O encontro ratificou a importância do papel do especialista coordenador- geral como guardião do modelo pedagógico nas escolas da rede”, disse.
Durante os dias de formações, a equipe escolar, EEBCG, analistas e funcionários das SREs e escolas tiveram a oportunidade de alinhamento do modelo pedagógico e de gestão das escolas EMTI com a equipe de implantação.
Temas como liderança pedagógica, rotinas e desafios do especialista e da gestão foram abordados, assim como liderança servidora, macroestrutura das escolas EMTI, planos e ações na escola, papéis e atribuições dos especialistas e dos professores coordenadores das áreas (PCA).
Também no escopo da capacitação reuniões de fluxo, monitoramento do currículo, nivelamento, PDCA (ciclo de melhoria contínua que prevê, planejamento, execução, monitoramento e replanejamento) e conselho de classe, além de acompanhamento do planejamento das aulas.