Produtores rurais de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vão receber um importante projeto para fortalecer as atividades agrícolas no município. Serão fornecidas e instaladas usinas para geração de energia fotovoltaica – ou energia solar – em 54 propriedades ligadas à agricultura familiar. A iniciativa foi selecionada após a Consulta Popular realizada na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. O projeto tem valor estimado de R$ 1,8 milhão e será executado pela mineradora com recursos do Termo de Reparação .
Os 54 agricultores contemplados foram selecionados pela prefeitura. São produtores vinculados ao Programa Municipal de Agricultura Familiar, realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , que acompanha os participantes e fornece apoio às atividades executadas.
As potências e capacidades das usinas variam de 1,5 kW a 13,5 kW. Entre os principais objetivos do projeto estão a utilização de energia limpa e a redução dos custos para a realização das atividades agrícolas. O prazo previsto para a construção das usinas fotovoltaicas é de 11 meses, sendo aproximadamente cinco meses para o planejamento e seis para os serviços de instalações e operações.
Reparação socioeconômica
Juatuba é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.
O projeto “Construção de Usinas Fotovoltaicas em Juatuba” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação . A iniciativa está no chamado grupo de “Projetos Regionais”, que prevê a instalação de usinas para geração de energia solar nos municípios atingidos da Bacia do Paraopeba. Em janeiro deste ano, os compromitentes do Termo de Reparação – Governo de Minas , Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG) – autorizaram a instalação de 52 usinas em sete municípios atingidos. Este projeto também encontra-se em andamento.
Atualmente, Juatuba conta com dez projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução. Os trabalhos são acompanhados pela auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV).