Loc moral 3
Pontual
Rodas
Loc moral
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Ramses
Breno
Giro Luvas
Optima seguros
Forte vidros
RR MÍDIA 3
Patente
Sicoob
Quality
Chama!!!
Ótima
Gráfica
Minas Gerais

Estudantes da rede estadual participam dos Concertos Didáticos da Filarmônica de Minas Gerais

Ao todo, 107 escolas da rede estadual participaram desta edição da plataforma educacional

25/05/2023 17h45
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

Magia, encanto e emoção. É assim que os estudantes da rede estadual de ensino retratam os “Concertos Didáticos”, plataforma educacional da Filarmônica de Minas Gerais, que realiza apresentações nos dias 23, 24 e 25/5, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Com o tema “O mundo mágico da orquestra”, estudantes de 107 escolas da rede estadual de ensino participaram desta edição. Ao todo, foram 161 instituições de ensino, de 11 cidades do estado, totalizando mais de 7 mil alunos de escolas estaduais, municipais e instituições sociais. 

Antes de assistir ao espetáculo, Alessandro Borges dos Santos, do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual João de Almeida, em Ribeirão das Neves, falou sobre a expectativa de assistir a uma orquestra de perto. "A gente sabe que a música é muito importante nas nossas vidas, ela traz muitas emoções. E ver isso frente a frente é muito diferente", pontuou. Já após o espetáculo, Alessandro estava extasiado. "O maestro parecia uma extensão da música. Toda vez em que ele reagia à tonalidade da música, nosso coração reagia também. Era tudo interligado às nossas emoções", destaca.

Os estudantes ficaram encantados. Como relatam os alunos Kauane Santos e Dominick Silva, ambos do 1º ano do ensino médio também da E.E. João De Almeida. "Essa primeira vez vendo pessoalmente foi sensacional e vai ficar marcada na minha lembrança", afirma Dominick. Assim como conta Kauane. "Foi uma experiência incrível, uma oportunidade muito importante, tanto para aprendizado quanto para conhecimento", ressaltou.

Regido pelo maestro associado da Filarmônica, José Soares, o programa reuniu obras como O Quebra-nozes e A bela adormecida, ambas de Tchaikovsky; O aprendiz de feiticeiro, de Dukas; Harry Potter: Tema de Edwiges, de John Williams; e Peer Gynt, de Grieg. 

SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

Concertos Didáticos

Os Concertos Didáticos são apresentações gratuitas dedicadas a estudantes do ensino fundamental e médio e instituições sociais. São feitas sob medida para que crianças e adolescentes deem seus primeiros passos na música orquestral. Até hoje, mais de 60 mil alunos já participaram desta plataforma educacional da Filarmônica. Para o regente José Soares, a plataforma tem um impacto enorme na formação e no futuro das crianças e jovens. 

"Não há possibilidade da gente pensar em um grupo artístico como a Filarmônica sem uma grande plataforma de formação de público. Esse projeto tem uma parceria com um grupo de monitores que são uma espécie de prelúdio do nosso concerto, porque eles começam já nas escolas o conteúdo que abordamos aqui com os alunos. Isso não só dá capilaridade para o trabalho que estamos fazendo, como faz esse trabalho de preparação", reforça o maestro José Soares.  

Antes da apresentação dos concertos na Sala Minas Gerais, são realizadas ações educacionais preparatórias, sobre música e orquestra, nas próprias escolas participantes, orientadas por monitores estudantes dos cursos de graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). 

Igor Aguilar de Araújo, estudante do curso de Música da Uemg e monitor do Concertos Didáticos, diz que essa iniciativa apresenta aos alunos não só um momento de diversão e descontração, mas também inúmeras possibilidades e oportunidades futuras. Ele também destaca que pessoas entraram no mundo da música a partir de projetos e parcerias como essa. “É impressionante como nesses projetos a gente acaba descobrindo que a maior parte dos estudantes tem talento para música. É uma iniciativa maravilhosa. Como monitor, a gente acaba aprendendo muito também”, frisa.