Quality
Chama!!!
Sicoob
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Optima seguros
Ramses
Rodas
Breno
Pontual
Loc moral 3
Giro Luvas
Loc moral
Ótima
RR 2023 02
Forte vidros
Patente
Gráfica
Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto de atenção integral à pessoa com síndrome de Down no SUS

Billy Boss/Câmara dos Deputados Márcio Honaiser recomendou a aprovação da proposta A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ...

26/05/2023 08h35
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Márcio Honaiser recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
Márcio Honaiser recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 438/23), do deputado Duarte (PSB-MA) que obriga a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atenção integral ao diagnóstico precoce e ao atendimento multiprofissional de pessoas com síndrome de Down.

Pelo texto, a atenção integral envolve medidas como o desenvolvimento de programas de diagnóstico precoce (na gestação ou início de vida), direito à medicação e participação da família na definição e controle das ações de saúde.

Já a equipe multidisciplinar que atuará com as pessoas com a síndrome será formada por profissionais de diferentes áreas da saúde, como pediatria, neurologista, dentista, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

A proposta foi relatado pelo deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), que recomendou a sua aprovação. “O diagnóstico precoce é de suma importância, tendo em vista que essa condição genética exige um tratamento qualificado para assegurar a sua qualidade de vida”, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.