RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Ramses
Loc moral 3
Optima seguros
Sicoob
Giro Luvas
Gráfica
Patente
Loc moral
Quality
Rodas
Forte vidros
Breno
Pontual
Chama!!!
Ótica santa luzia
Ótima
Entretenimento

Uliving expande atividades e chega a Porto Alegre

Empresa do setor de moradias estudantis anuncia novas unidades na capital gaúcha

26/05/2023 14h35
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
FreePik
FreePik

Com o surgimento das primeiras instituições de ensino superior, muitas pessoas começaram a sair de suas cidades em busca de formação acadêmica nos grandes centros urbanos. Para atender essa demanda, nasceram as primeiras moradias coletivas destinadas aos estudantes. Com o passar do tempo, repúblicas e moradias estudantis se espalharam por vários polos universitários, e em 2012, a Uliving, rede de moradias para estudantes, iniciou suas atividades no Brasil. Agora, depois de já se estabelecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Campinas, anuncia sua chegada a Porto Alegre. 

Segundo o artigo "Dinâmica Urbana em Ouro Preto: Conflitos Decorrentes de sua Patrimonialização e de sua Consolidação como Cidade Universitária",  a primeira moradia estudantil no Brasil surgiu por volta dos anos 1850 e 1860 devido ao Ciclo da Mineração e da necessidade de dar abrigo aos estudantes forasteiros da Escola de Minas de Ouro Preto. No mundo, as principais instituições universitárias na região ocidental tomaram corpo na Idade Média, sendo as cidades de Bolonha, na Itália, e Paris, na França, os principais centros de ensino que se consolidaram com o modelo, que logo se espalhou pela Europa.

Segundo Juliano Antunes, fundador da Uliving, o segmento das moradias estudantis dentro do mercado imobiliário tende a ganhar cada vez mais força no país. “Foi com muito estudo e avaliação de cenários que este conceito foi trazido para o mercado imobiliário brasileiro”, pontua. 

As características das moradias estudantis

Os principais aspectos das moradias estudantis são a localização, normalmente próximas às principais faculdades da cidade, além da alocação de um quarto ou apartamento. Diferentemente das repúblicas, esses espaços são administrados por uma empresa, que responde por todas as questões envolvendo as dependências da unidade, financeiro, comercial e outras áreas. Também oferecem eventos, palestras, workshops e festas para seus moradores.

Entre os benefícios, a praticidade destaca-se com studios mobiliados e despesas, como água, gás, IPTU, internet e condomínio, inclusas na mensalidade. Além disso, é possível assinar contratos de seis meses, com isenção de multas por cancelamentos. “Todo processo é atrelado à tecnologia, uma vez que é realizado de forma 100% digital”, explica Antunes. Para a segurança dos moradores, todas as unidades são equipadas com câmeras, controle de acesso e fechaduras eletrônicas.

Com a nova unidade na capital do Rio Grande do Sul, o empresário Juliano Antunes comenta as expectativas com a chegada da empresa em Porto Alegre. “Estamos desenvolvendo várias ações e projetos na cidade com os universitários. Já estamos nos sentindo bem acolhidos pelos gaúchos”.

Para saber mais, basta acessar: uliving.com.br